Links de Acesso

Angola: Aumenta taxa de mortalidade em crianças com menos de cinco anos de idade


Sindicato dos médicos diz que governo não está a dar prioridade à prevenção de doenças

A taxa de mortalidade infantil em crianças com menos de cinco anos de idade em Angola registou um aumento nos últimos cinco anos sendo agora uma das mais altas do mundo, disse o Sindicato dos Médicos Angolanos .

Mortalidade infantil aumenta em Angola em crianças com menos de 5 anos de idade - 1:54
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00

O presidente do sindicato dos médicos Adriano Manuel diz que falta medicamento nas unidades hospitalares e a inversão das prioridades sanitárias estão por trás do aumento das mortes no país.

“A mortalidade aumenta substancialmente porque o sistema de saúde primário não consegue atender o volume de crianças que acorrem a esses hospitais, tanto do ponto de vista de trabalho, recursos humanos e de meios”, disse.

“Essas crianças acorrem para os hospitais terciários e esses hospitais não conseguem atender”, sublinhou.

O sindicalista afirma que a falta medicamento nas unidades hospitalares e a inversão das prioridades sanitárias estão por trás do aumento das mortes no país.

“O que faz que as pessoas morrem não é a incapacidade dos médicos, é que existem muitos doentes para poucos médicos, disse.

“”Infelizmente há aqui a inversão da pirâmide, investiu-se muito no sistema curativo e não no sistema preventivo”,acrescenta.

Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos apresenta esta quinta-feira, “o estado da saúde em Angola”.

Fórum

XS
SM
MD
LG