Links de Acesso

Angola é um país democrático, diz dirigente do MPLA


UNITA planeia manifestações à escala nacional
UNITA planeia manifestações à escala nacional

Oposição descreve de "fantasia" declarações de Ju Martins

Os partidos da oposição angolana reagiram com indignação a declarações de um destacado membro do partido no poder, o MPLA, de que Angola é um país democrático onde são permitidas manifestações.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:48 0:00
Faça o Download

O Secretário do Bureau Político do MPLA, Ju Martins, disse numa entrevista à rádio estatal angolana que contrariamente ao que se diz Angola '"é sim um país livre e democrático onde todos se podem manifestar".

"A nossa sociedade'é democrática, as pessoas podem manifestar-se à vontade desde que cumpram a constituição e as leis vigentes", disse Martins.
O secreáario para os assuntos políticos do MPLA considera que em democracia as minorias devem respeitar as maiorias.

"Se cem, duzentos, quinhentos ou vinte mil pessoas se manifestam contra o poder instituído mas seis milhões ou cinco milhões acham que esse poder deve continuar a exercer funções e a implementar o seu programa claro que as instituições não se devem abalar com isso", afirmou.

O que não pode haver segundo Ju Martins "é uma predisposição de um cidadão provocar as autoridades instituídas".

“Aí seguramente que a polícia tem legitimidade em reagir e isto acontece em qualquer democracia mundial”, disse.

Raúl Danda, deputado da UNITA,
Raúl Danda, deputado da UNITA,

O líder da bancada parlamentar da UNITA, Raúl Danda, pensa que o responsável do MPLA está a falar de outro país mas não de Angola, acrescentando que em Angola só quem apoia o MPLA é que pode se manifestar.

"Nunca vi nenhuma manifestação onde as pessoas levem garrafas, pedras, facas etc., nunca vi, só vejo a polícia armada até aos dentes a carregar contra manifestantes”, disse.

Já o deputado da CASA-CE Leonel Gomes disse não compreender por que é que o MPLA que diz ter a maioria tem medo de manifestações e da oposição.

"Se eles são cinco milhões de militantes porque que tem medo de efectivar a democracia? Porquê que os debates da Assembleia Nacional não passam em directo?", questionou.

Leonel Gomes disse ainda que em Angola dirigentes da polícia “aparecem em congressos do MPLA não receando sequer mostar o seu alinhamento partidário.

“Daí entende-se porque a polícia age assim, naturalmente a mando do MPLA já que é o MPLA que sempre que se anuncia uma manifestação sai com discursos musculados a ameaçar as pessoas", afirmou.

XS
SM
MD
LG