Links de Acesso

Angola é a transportadora de forças da SADC em Cabo Delgado


Aviões militares angolanos ajudam no transporte de soldados e equipamento de países da região para combate aos rebeldes islâmicos naquela província moçambicana

Para além do envio de 20 militares para a província moçambicana de Cabo Delgado, Angola está a jogar um papel importante no transporte de pessoal militar e material de países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para aquela província moçambicana.

O portal sul-africano DefenceWeb disse que um avião militar angolano vai transportar 113 soldados das forças defesa do Lesotho para Cabo Delgado, para se juntarem aos 12 soldados desse país já enviados para a zona.

Angola é a transportadora de forças da SADC em Cabo Delgado - 1:58
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:52 0:00

A mesma fonte disse disse que Angola está envolvida em operações de transporte aéreo em diversos países da região que se comprometeram a participar na força internacional de combate à insurgência em Moçambique.

Um avião de transportes angolano Ilyushin 76 foi visto no Botswana para transportar material militar a ser usado por membros das forças de Defesa do Botswana na província moçambicana.

Um avião angolano do mesmo tipo – Ilyushin 76 – foi também visto na base aérea militar sul-africana de Waterkloof em Pretória durante o passado fim de semana o que, segundo a DefenceWeb, “indica que Angola poderá também estar a ajudar com logística o contigente sul africano”.

A operação angolana em Cabo Delgado, que envolve 20 elementos e um avião militar, terá a duração de três meses e um custo inicial de 575 mil dólares para as Forças Armadas de Angola, embora a comparticipação global ultrapasse um milhão de dólares.

A força da SADC em Moçambique inclui tropa de Angola, Botswana, Lesotho, África do Sul e Tanzânia.

O Zimbabwe comprometeu-se a enviar instrutores.

O Ruanda não faz parte da SADC e enviou cerca de 1.000 soldados para Cabo Delgado onde têm sido a principal força de acção contra os rebeldes. As tropas ruandesas libertaram recentemente a cidade portuária de Mocímboa da Praia depois de terem também expulso os rebeldes de várias vilas na região.

XS
SM
MD
LG