Links de Acesso

Angola Fala Só - "Moralidade é responsabilidade de todos," defendem líderes religiosos


Líderes religiosos: Álvaro Rodrigues, Filipe Komba e Isaías Kombe Delfina
Líderes religiosos: Álvaro Rodrigues, Filipe Komba e Isaías Kombe Delfina
17 Jul 2015 AFS no Zaire - "Moralidade é responsabilidade de todos" - Dirigentes religiosos
please wait

No media source currently available

0:00 1:00:00 0:00

A perda de valores morais, na província do Zaire, não é muito elevada devido à influência de valores tradicionais e do conservadorismo do povo da região, concordaram três dirigentes religiosos, que participaram no programa "Angola Fala Só", em Mbaza Congo.

Trata-se de Álvaro Rodrigues, da reformado da Igreja Evangélica de Angola; Filipe Komba, da Igreja Kimbanguista, na província do Zaire; e Isaías Delfina, partor da Igreja Evangélica Sangue Precioso.

Eles concordaram também que é preciso fortalecer a transmissão desses valores morais para a juventude.

Para o pastor Rodrigues, a perca de valores não é algo novo, porque “desde que o mundo é mundo os problemas sempre existiram” apenas "mudaram de forma".

Mesmo assim, conforme o reverendo Komba, a juventude tem sempre a oportunidade de ter como conselheiros “os mais velhos” e estes também têm algo a aprender com a juventude.

“Há lenha no mato que os mais velhos não podem ir buscar e a juventude está pronta para ir buscar”, disse Komba.

Por seu turno, o pastor Isaías Delfina argumentou que Mbanza Congo mantem o o seu nível moral “devido aos valores tradicionais dos Bakongo”.

“Somos conservadores particularmente quando se fala de valores morais e cívicos,” concordou um dos jovens presentes no programa.

No que diz respeito ao papel das igrejas na promoção de valores morais, o reverendo Rodrigues defendeu que o seu papel “é colocar o povo no bom caminho (...) o povo angolano é um povo cristão e as igrejas estão cheias.”

Este relogioso advertiu que na análise da deterioração de valores morais não se pode olhar só para a juventude: “Aquilo que a juventude pratica, os mais velhos também praticam; a educação moral não é só responsabilidade de uma pessoa ou de um governo, mas de todos!"

XS
SM
MD
LG