Links de Acesso

ANC perde Joanesburgo


Presidente Jacob Zuma reagindo aos resultados das eleições de 6 de Agosto
Presidente Jacob Zuma reagindo aos resultados das eleições de 6 de Agosto

Na África do Sul, a cidade de Joanesburgo caiu ontem, 22, nas mãos da oposição, após 22 anos de governação do ANC.

ANC perde Joanesburgo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:09 0:00

A Aliança Democrática e o partido dos Combatentes pela Liberdade Económica juntaram-se na votação com outros pequenos partidos e derrotaram os candidatos do ANC para presidências da cidade de ouro e da sua respectiva assembleia municipal.

Um membro do ANC ficou assustado com a derrota do seu candidato à presidência da assembleia municipal. Caiu, foi levado a Hospital e perdeu a vida.

Nas recentes eleições municipais, o ANC ganhou a maior parte dos cerca de 280 municípios sul-africanos, incluindo Joanesburgo.

Mas o partido libertador perdeu cidades estratégicas, nomeadamente Pretoria, capital do pais e sede do governo nacional, cidade do Cabo, sede do Parlamento e Port Elizabeth, considerada capital da industria sul-africana de automóveis.

Em Joanesburgo, coração económico-industrial do pais, o ANC teve maior numero de votos nas eleições, mas não suficientes para continuar a sua governação sozinho.

Os partidos da oposição conspiraram e casaram para tramar o ANC. O partido de Julius Malema desempenhou papel chave para a derrota dos libertadores na cidade de ouro.

Malema mudou o discurso extremista contra brancos, alegando que quer salvar a África do Sul do colapso provocado pela governação do ANC.

Julius Malema justificando a relação com a Aliança Democrática, que vai governar as cidades estratégicas.

O poderoso secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe, apelou à calma e disse em conferencia de imprensa que o partido aceita o veredicto popular, mas acrescentou que colonialistas e racistas estão de volta.

O ANC não está habituado a derrotas eleitorais desde que chegou ao poder em 1994, mas a sua atitude é considerada pacifica em relação aos seus aliados no Zimbabwe, Angola e Moçambique.

XS
SM
MD
LG