Links de Acesso

Analistas pedem boa gestão da ajuda do Banco Mundial ao sector da saúde em Angola


Exemplo de má gestão do Fundo Global contra a Malária está ainda fresco na memória

O recente empréstimo do Banco Mundial no valor de 110 mil dólares a Angola para reforçar os cuidados primários de saúde está a levantar temores sobre a sua gestão, devido ao conhecido desvio registado na administração do Fundo Global contra Malária em Luanda.

O caso resultou na condenação a anos de prisão da gestora do projecto e mais duas pessoas.

Analistas pedem controlo dos 100 milhõs de dolares do Banco Mundial para a saúde - 2:29
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:29 0:00

O projecto do Banco Mundial deverá beneficiar mulheres em idade reprodutiva e crianças menores de cinco anos em 21 municípios nas províncias de Luanda, Bengo, Lunda Norte, Moxico, Malanje, Uíge e Cuando Cubango num total de 300 estabelecimentos de cuidados primários de saúde.

O analista e académico João Lukombo Zatuzola considera que o destino que teve a doação do Fundo Global deve servir de exemplo para o Governo criar mecanismos de controlo sobre a gestão da verba anunciada.

Por seu turno, o médico e deputado, Maurílio Luyele, diz acreditar na capacidade do Banco Mundial de fiscalizar a gestão dos fundos que atribui a países e defende que por parte das autoridades que superintendem o sector deve haver vontade de colaborar neste sentido.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG