Links de Acesso

Analistas moçambicanos discordam da proposta do FMI que extinção das empresas envolvidas nas "dívidas ocultas"


Adriano Maleiane, ministro das Finanças
Adriano Maleiane, ministro das Finanças

Temem que activos e passivos das empresas sejam acarretados pelos moçambicanos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou a Moçambique que estude a possibilidade de liquidar as três empresas que contraíram empréstimos sem os publicitar, depois de passar os seus activos para o Estado e defende que o Executivo deve apoiar o processo de responsabilização e resolver a questão dos empréstimos não divulgados das referidas empresas.

Alguns analistas não concordam com a ideia defendida pelo FMI de liquidar as empresas Ematum, MAM e ProIndicus, que contraíram as dívidas escondidas porque os activos e passivos dessas empresas serão acarretados pelos moçambicanos.

O economista Constantino Marrengula não vê com bons olhos esta posição do FMI porque, no seu entender, essas empresas foram constituídas dentro do contexto da descoberta de gás e provavelmente petróleo.

Além disso, sublinhou, Moçambique tem uma costa bastante extensa, onde se localiza a parte importante da riqueza do país, pelo que não faz muito sentido não proteger o património nacional

“A questão que me parece fundamental é que se as empresas surgiram dentro desse contexto, parece razoável mantê-las do ponto de vista económico, porque há que proteger os recursos”, defende Marrengula.

Entretanto, o jurista José Machicame entende que a liquidação dessas empresas tem consequências, porque a constituição e liquidação de qualquer empresas são feitas através de um acto jurídico.

Sendo o Estado moçambicano avalista dos encargos financeiros assumidos pelas três empresas, e não podendo serem respeitados por essas mesmas empresas, esses encargos serão imputados ao Estado, sendo essa a consequência mais imediata, tanto mais que a Assembleia da República inscreveu esses encargos na Conta Geral do Estado.

Diversas organizações da sociedade civil não concordam que sejam os moçambicanos a pagarem essas dívidas, mas as pessoas responsáveis pela sua contratação.

XS
SM
MD
LG