Links de Acesso

Analistas dizem que medidas do Banco de Moçambique para controlar a inflação são insuficientes


Banco de Moçambique
Banco de Moçambique

As medidas anunciadas na quinta-feira, 21, pelo Banco de Moçambique (BM), para conter a inflação, através do aumento das taxas de juro de referência, estão a suscitar diversas reacções, havendo quem afirme que se as mesmas não forem complementadas com acções concretas ao nível da produção poderão não surtir nenhum efeito.

Aumento das taxas de juro
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:17 0:00
Faça o Download

O governador do BM, Ernesto Gove anunciou um aumento nas taxas de juro de referência em três pontos percentuais, nos créditos e depósitos, para facer face a uma inflação anual de perto de 20 por cento, resultante da desvalorização do metical.

"O país precisa de medidas muito fortes e inadiáveis", disse Ernesto Gove, afirmando que a taxa de juro de referência passa para os 17,25 por cento, nos créditos, e 10.5 por cento nos depósitos.

O BM determinou ainda o aumento do coeficiente de reservas obrigatórias para os passivos em meticais, em 250 pontos base para 13 por cento a partir de 22 de Agosto, mantendo o valor em vigor em moeda estrangeira.

Por seu lado, o economista João Mosca diz serem necessárias políticas continuadas ao longo do tempo porque isso tornaria a economia moçambicana mais resistente aos choques externos e internos.

Moscar afirmou ainda que se essas medidas tivessem sido tomadas ao longo dos anos podia-se ter evitado situações de crise com proporções tão grandes como as que se verificam neste momento.

Refira-se que o Banco de Moçambique espera que estas medidas, alinhadas com outras de restrição fiscal, possam dar resultados em 2017.

XS
SM
MD
LG