Links de Acesso

Analistas dizem que Governo moçambicano não deve retirar processo contra Privinvest


Empresa com sede em Abu Dabhi recorre aos tribunais de Paris e Suiça
Empresa com sede em Abu Dabhi recorre aos tribunais de Paris e Suiça

O grupo Privinvest, uma das empresas envolvidas no escândalo das “dívidas ocultas”, tem vindo a pressionar o Governo para retirar um processo no tribunal contra aquela empresa com sede em Abu Dhab.

Analistas dizem que Governo moçambicano não deve retirar processo contra Privinvest
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:18 0:00

A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou em Abril a recepção de duas notificações de tribunais de arbitragem europeus, relativas a tentativas daquele grupo de processar o Estado moçambicano em centenas de milhões de dólares.

As notificações deram entrada na Corte Internacional de Arbitragem de Paris (ICC) e Instituição Suíça de Arbitragem Internacional (SCAI).

Analistas dizem que o Governo de Moçambique deve prosseguir com o processo arbitral que interpôs contra o grupo Privinvest.

O analista Tomás Rondinho diz que apesar desta pressão da construtora naval, o Governo deve dar seguimento ao seu processo, numa iniciativa que, de alguma forma, pode contribuir para devolver a credibilidade à Frelimo, que está associada às chamadas “dívidas ocultas”.

"O Governo moçambicano diz serem vários milhões de dólares que estão envolvidos neste caso, e se tiver provas disso, que avance", destacou Tomás Rondinho, considerando, entretanto, que esta iniciativa "não será suficiente para salvar a imagem da Frelimo, exactamente porque agiu tardiamente relativamente às dívidas ocultas, para além de que isso resultou da pressão exercida através de vários quadrantes".

Por seu turno, o analista Francisco Matsinhe afirma que era de esperar que o Governo, ao levar o grupo Privinvest ao tribunal, "a empresa havia de reagir por ser um assunto que envolve várias centenas de milhões de dólares".

"De forma nenhuma, mesmo com culpa, a Privinvest vai largar esse dinheiro, por um lado, e por outro, porque se trata de um processo que envolveu vários membros do Governo moçambicano, e também, naturalmente, funcionários séniores da construtora naval”, sublinha Matsinhe.

A consultora britânica "The Economist", entende que o objectivo desta acção é levar as autoridades moçambicanas a desistirem do processo contra a construtora, "e impedir a divulgação de dados que são negativos para as duas partes".

Para Francisco Matsinhe, o Governo moçambicano e o grupo Privinvest vão ter que encontrar um meio termo, "mas seja como for, esta situação vai ser bastante gravosa para a Frelimo".

Entretanto, alguns juristas dizem ser ainda muito cedo para se avançar com aquilo que pode vir a ser o desfecho deste caso.

XS
SM
MD
LG