Links de Acesso

Analistas dizem que angolanos não têm noção de que a Constituição é a lei magna


Vista geral do Mausoleo a Agostinho Neto, o primeiro Presidente angolano, Luanda.
Vista geral do Mausoleo a Agostinho Neto, o primeiro Presidente angolano, Luanda.

A revisão da Constituição da República reúne consenso entre muitos
angolanos que denunciam atropelos à lei magna.

Para falar sobre o assunto, ouvimos os juristas, Mihaela Webba, Carlos Cabaça e o analista político, Albino Pakisi.

A Constituição da República de Angola completa este domingo, 5 de fevereiro, 13 anos desde que foi alterada em 2010, dando lugar a uma lei magna também considerada por muitos juristas e políticos como sendo atípica, pelo facto de concentrar muitos poderes ao Presidente da República.

Em análise, os desafios da Constituição de Angola
please wait

No media source currently available

0:00 0:19:05 0:00

As autoridades angolanas defendem que é preciso que a Constituição seja verdadeiramente normativa, com potencial elevado de observância, estabelecendo com os cidadãos uma relação de afinidade.

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República ao discursar, esta semana nas jornadas para assinalar esta data, referiu que não basta ambicionar longa vida para a Constituição, salientando que a Constituição da República de Angola através dos seus aplicadores e guardiões, precisa ser capaz de acompanhar as mais relevantes mudanças sociais.

Adão de Almeida criticou a Constituição que "endeusa os direitos e diaboliza os deveres", realçando que se não houver deveres, pouco espaço haverá para que haja direitos.

Analistas em Luanda consideram que o governo liderado por João Lourenço tem avançado mais lentamente nas reformas políticas, ao rejeitar os pedidos de revisão da Constituição para limitar os poderes presidenciais.

Segundo o ministro de Estado, Adão de Almeida, para a Constituição não se estagnar no tempo, requerer soluções criativas capazes de construir uma Nação de paz, igualdade e progresso social, salientando ter sido por esta e outras razões que motivaram o Presidente João Lourenço orientar, em 2021, a revisão constitucional, onze anos após a entrada em vigor da Lei Magna.

Para a jurista e deputada da UNITA, Mihaela Webba, do ponto de vista formal a Constituição da República é boa, mas olhando para a realidade do pais este documento mostra uma outra imagem e destaca as violações constantes.

Fórum

XS
SM
MD
LG