Links de Acesso

Analistas dizem que novo presidente moçambicano deve privilegiar diálogo


Filipe Nyusi
Filipe Nyusi

Filipe Nyussi, eleito nas presidenciais de 15 de Outubro de 2014, toma posse no dia 15 de Janeiro.

Vários analistas políticos moçambicanos dizem esperar que o recém-eleito presidente Filipe Nyusi não venha a ser surdo em relação às críticas que o actual presidente Armando Guebuza acumulou contra a Frelimo e que consiga superar o problema da falta de confiança nas negociações entre o Governo e a Renamo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:07 0:00
Faça o Download

Maior abertura é aquilo que o tempo actual exige em Moçambique e para o sociólogo Luis dos Santos qualquer sinal por parte de Filipe Nyusi de continuidade de alguns erros cometidos na anterior governaçao, significa que ele vai ter um mandato extremamente difícil, pelo que terá que ser muito transparente.

Luís dos Santos considera que no seu último magistério, o Presidente Armando Guebuza acumulou várias críticas contra a Frelimo, que Nyusi não quererá dar continuidade.

"Espero que Nyusi não venha a ser surdo em relação a essas críticas. Tem formaçao universitária e sendo jovem teve acesso a muitas formas de ouvir as várias correntes de opiniao. Muitas vezes, o seu discurso durante a campanha eleitoral, Nyusi foi recuperando, progressivamente, os aspectos fundamentais das várias vertentes críticas, pelo que eu creio que ele vai ser muito mais transparente", disse Santos.

O historiador Lucas Zimba afirmou esperar que Filipe Nyusi marque uma ruptura com a anterior geraçao de governantes moçambicanos, muitos dos quais são antigos combatentes da luta pela independência nacional.

O diálogo politico entre o Governo e a Renamo continua a marcar passos, por falta de confiança e o analista diz esperar que Filipe Nyussi consiga superar este problema.

Sublinham que se as partes conseguirem ultrapassar esta questão, o diálogo vai ser mais produtivo e mais consequente.

Refira-se que está previsto que Filipe Nyusi, eleito nas presidenciais de 15 de Outubro de 2014, tome posse no próximo dia 15.

XS
SM
MD
LG