Links de Acesso

Ana Azevedo, uma cantora romântica na era da modernidade da morna


Ana Azevedo, artista

Diz o ditado que “de pequeno se torce o pepino” e quando se nasce e cresce numa família rodeada de arte, dificilmente o caminho será outro.

Neta do poeta cabo-verdiano Pedro Corsinho Azevedo, um dos nomes sagrados do movimento cultural Claridade, surgido na década de 1930 e que marcou o modernismo de Cabo Verde, Ana Azevedo é filha de Osvaldo Azevedo, poeta, pintor e músico, além de combatente pela liberdade da pátria, e de Zinha Miranda Azevedo, dona de uma excelente voz.

Nesse ambiente familiar, em que a irmã é pianista, Ana Azevedo cedo descobriu que o seu caminho seria a música.

“A sensibilidade artística do meu pai”, deixou marcas profundas, diz a cantora no programa “Artes”, da VOA.

Ana Azevedo
Ana Azevedo

Formada em educação musical, Ana Azevedo tem na forja o seu primeiro álbum de originais, com “mornas a galopes”.

“Quero dar a conhecer a minha arte, a minha morna, os estilos musicais que gosto de cantar”, afirma a artista que na obra apresentará temas dela e de compositores conhecidos.

No futuro, a aposta no mundo infantil é outro campo de ação de Ana Azevedo em termos de produções da artista que também tem na agenda a criação de uma escola de música porque “é importante os artistas conhecerem o fundamento da arte”.

Quanto ao seu estilo, julga-se uma cantora romântica.

“Busco muito a morna, procuro cantoras clássicas como Sãozinha Fonseca, Zenaida Chantre e Gardénia Benrós, que interpretam a morna de forma muito própria, e, devido à geração a que pertenço, poderei trazer alguma modernidade”, explica Ana Azevedo, quem se considera muito eclética.

“Eu canto a morna o fado, a world music, clássicos, boleros, tango, canções brasileiras, em português, inglês, francês, espanhol”, enumera a artista que também gosta muito do fado.

Compositora, diz não ter uma técnica ou momento de criação próprios, mas garante que os temas surgem com “arranjos vocais”.

Acompanhe “Artes”:

Ana Azevedo, uma cantora romântica na era da modernidade da morna - 20:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:20:20 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG