Links de Acesso

Americano Rowan Moore Gerety publica livro sobre Moçambique


Rowan Moore Gerety, jornalista americano
Rowan Moore Gerety, jornalista americano

“O livro explora a diferença entre a realidade que o povo moçambicano vive e esta história de que (Moçambique) é um país com um enorme sucesso económico em 20 anos,” diz Gerety.

O jornalista americano Rowan Moore Gerety lançou ontem, 22, no Wilson Center, na cidade de Washington DC, um livro sobre Moçambique.

O titulo é "Go tell the crocodiles" (Vai dizer aos crocodilos).

Rowan Moore Gerety e o título do livro
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00

Gerety, que viveu em Moçambique, em 2011, diz que o seu livro procura contar a realidade do país através do contacto com cidadãos comuns, uma fuga à narrativa de sucesso de crescimento económico, muito popular antes da crise financeira dos últimos três anos.

Em Moçambique, “existe um crescimento económico muito grande, com megaprojectos, mas quando falas com uma professora primária, com um empreiteiro na cidade de Mocuba (…) estes cidadãos normais não sabem o que é isso,” diz Gerety.

O autor acrescenta que “o livro explora a diferença entre a realidade que o povo moçambicano vive e esta história de que (Moçambique) é um país com um enorme sucesso económico em 20 anos”.

Rowan Moore Gerety e o diplomata moçambicano Aristides Adriano
Rowan Moore Gerety e o diplomata moçambicano Aristides Adriano

E um “investimento que não cria emprego,que não facilita a vida dos camponeses, não é um investimento que pode se ligar ao sucesso económico a longo prazo”.

“Para mim, como americano apaixonando pela África , em particular Moçambique, é muito importante tentar informar sobre a actualidade aos meus concidadãos, ” diz Gerety.

Acompanhe a entrevista:

Americano Rowan Moore Gerety publica livro sobre Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:44 0:00

Rowan Moore Gerety é jornalista baseado em Miami. Tem publicado no The Atlantic, Foreign Policy, Miami Herald, Slate, Virginia Quarterly Review e NPR. Estudou na Universidade de Columbia e foi bolseiro Fullbright em Moçambique.

XS
SM
MD
LG