Links de Acesso

Alteração na missão da CEDEAO à Guiné-Bissau com Condé e Koroma


Alpha Condé, Presidente da Guiné Conacri está em Bissau
Alpha Condé, Presidente da Guiné Conacri está em Bissau

Contrariamente ao que se previa, dois presidentes dos países membros da CEDEAO, nomeadamente da Guiné Conakry, e da Serra Leoa, é que estão em Bissau para uma missão de mediação sobre a crise politica prevalecente no país há mais de um ano.

Quando se esperavam as presenças dos Chefes de Estado do Togo e da Libéria, na capital guineense, chegaram Alpha Condé e Ernest Bai Koroma, que estão agora a dirigir os esforços da Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental, ouvindo e juntando todos os actores políticos divergentes, para a busca de uma solução do conflito reinante, opondo principais forças políticas, incluindo o Presidente da República, José Mário Vaz.

A missão da CEDEAO apresenta uma proposta de solução, baseada na “reconfiguração” do Governo, o qual deve envolver todos os actores políticos e da sociedade civil, como forma de garantir a estabilidade política até às próximas eleições.

A missão da delegação de mais alto nível da CEDEAO termina este sábado, 10 de Setembro, com uma conferência de imprensa conjunta, onde deve ser anunciado o resultado das negociações entre as partes.

XS
SM
MD
LG