Links de Acesso

Água chegou ao Calai


Água na torneira
Água na torneira

A população de Calái, na província do Cuando-Cubango, recebeu a instalação de dois grandes tanques reservatórios de água que vão alimentar mais de 130 habitações.

Ao que se sabe, Calái nunca beneficiou de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água.

O consumo era feito diretamente a partir da captação da água do rio Cubango frente ao perigo dos jacarés que não poucas vezes atacaram aqueles que iam à procura de água.

Água no Calai
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:23 0:00
Faça o Download

Com o novo processo, a água será retirada de forma industrial do rio, antes de passar pela decantação para retirada dos resíduos, seguindo-se depois a fase de purificação e desinfecção.

Posteriormente, a água é transportada para dois tanques de 150 mil metros cúbicos cada, de onde a água é bombeada e projetada por gravidade na rede de distribuição.

Trata-se de uma das maiores conquistas de todos os tempos para a população neste município estratégico que faz fronteira com a cidade namibiana do Rundo.

O administrador local sustentou que todos os feitos são fruto de uma Angola independente, cuja missão está patente naquilo que são a resolução dos problemas mais elementares das populações:

"Podemos usufruir dos feitos da nossa independência. É uma obra que o governo tem levado a cabo em satisfazer as necessidades do seu povo", disse.

À semelhança da estação de tratamento de água do Calai, existem outras em construção no âmbito do programa Água para Todos.

XS
SM
MD
LG