Links de Acesso

Agricultores em Nampula recebem apoio para enfrentar mudanças climáticas


Programa é financiado pelo Governo americano

A Agência Internacional dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) deu início nesta terça-feira, 9, uma iniciativa que vai permitir aos agricultores na província moçambicana de Nampula adaptarem-se às mudanças climáticas, através da produção.

Agricultores em Nampula recebem apoio para enfrentar mudanças climáticas
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:45 0:00

Avaliado em 16 milhões de dólares, o programa vai permitir a 40 mil agricultores melhorar a sua capacidade de irrigação e aintroduzir novas sementes agrícolas resistentes à seca ao longo do corredor de Nacala.

Serão introduzidas igualmente, ao longo de cinco anos, novas tecnologias para aumento de humidade de solos, irrigação e mecanização agrícola.

A iniciativa chega a Moçambique numa altura em que o cumprimento das metas de produção agrária no país têm sido comprometidas pelas mudanças climáticas, como seca e inundações, aumentando assim as bolsas de fome nas famílias.

No acto de lançamento do programa, o embaixador americano em Maputo, Dean Pittman, referiu que o futuro de Moçambique depende da agricultura.

Nos próximos cinco anos, espera-se dar mais oportunidades para aumento da produção e renda dos pequenos agricultores.

Victor Borges, governador da província de Nampula, afirmou que o programa vai complementar as intervenções do Governo permitindo combater as alterações climáticas.

XS
SM
MD
LG