Links de Acesso

Agenda Africana: Desafios dos jornalistas e da imprensa em tempos de pandemia


Os jornalistas e a imprensa enfrentam uma situação completamente nova frente à pandemia do novo coronavírus, numa era em que a tecnologia transformou o planeta numa aldeia global.

Em pouco tempo, os profissionais da comunicação tiveram de encontrar caminhos para, sem formação específica, informar sobre uma doença cujas variantes continuam a ser descobertas, com ética e equilíbrio.

Neste cenário, acrescenta-se a falta de dados por parte das autoridades no tempo exigido pela audiência e a enorme janela aberta pelas redes sociais, cujos utilizadores são, ao mesmo tempo, emissores e receptores da notícia.

Nuno Andrade Ferreira
Nuno Andrade Ferreira

Por seu lado, as novas tecnologias oferecem aos profissionais da imprensa um leque sem fim de instrumentos para o seu trabalho, tanto na procura da informação e cruzamento de fontes, como na produção e divulgação dos seus produtos.

Jeremias Langa, diretor STV Notícias, Moçambique
Jeremias Langa, diretor STV Notícias, Moçambique

Ética e deontologia profissionais, sacrifício da urgência em benefício do rigor e a informação relevante a tempo são alguns dos aspetos abordados na edição da Agenda Africana, da VOA, pelos jornalistas Nuno Andrade Ferreira, diretor executivo da Rádio Morabeza e jornalista do Expresso das Ilhas, em Cabo Verde, Jeremias Langa, diretor da STV Notícias, em Moçambique, e Francisco Pedro, jornalista da Rádio Nacional de Angola.

Acompanhe o programa:

please wait

No media source currently available

0:00 0:20:10 0:00

XS
SM
MD
LG