Links de Acesso

Agência de rating Standard & Poors melhor cotação da dívida de Cabo Verde


Standard and Poors
Standard and Poors

A agência de rating Standard&Poors Global Ratings alterou a perspectiva do rating para a dívida pública de Cabo Verde de negativo para estável, confirmando assim o nível BB.

A informação foi revelada pelo Governo de Cabo Verde na sua página official que cita um relatório de 7 de Outubro, em que a agência aponta para “o aumento do crescimento económico e da melhoria na performance da política orçamental”, que ”vai contribuir para estabilização do elevado nível da dívida pública”.

A S&P Global Ratings estima que a dívida pública do arquipélago atinja os 125 por cento do Produto Interno Bruto até ao final do ano, tornado o país mo sexto mais endividado de entre os países classificados pela agência.

Apesar de a maior parte da dívida de Cabo Verde seja concessional, traduzindo-se em maturidades alargadas e baixas taxas de juro, cerca de três quartos da dívida pública está denominada em moeda estrangeira, o que pode traduzir-se em risco para a economia, de acordo com a Standars & Poors.

O relatório citado pelo Governo diz que a classificação do rating de Cabo Verde está ancorada no “forte desenvolvimento das instituições, respeito pelo Estado de direito e a existência de várias alternâncias políticas pacíficas, confirmando a estabilidade política do país.

Embora alguns dados apontem para a melhoria da performance da economia cabo-verdiana, a S&P Global Ratings chamaa atenção para “a existência de um conjunto de riscos que condicionam a performance da economia e o nível de rating, como a situação financeira débil das empresas públicas, a evolução negativa da inflação, a fraca flexibilidade da política orçamental e uma posição externa fragilizada”.

No entanto, a agência reitera que Cabo Verde pode melhorar as suas expectativasas, mas caso as espectativas para o crescimento e a consolidação orçamental não se verificar, o nível de rating será baixado.

XS
SM
MD
LG