Links de Acesso

África do Sul: Cinco mil escolhem novo líder do ANC


Delegados chegam à conferência electiva do ANC em Joanesburgo, África do Sul, Dez.16, 2017.
Delegados chegam à conferência electiva do ANC em Joanesburgo, África do Sul, Dez.16, 2017.

Duas figuras estão oficialmente na corrida para suceder a Zuma como líder do ANC são o Cyril Ramaphosa e Nkosazana Dlamini-Zuma

Milhares de delegados votam neste Domingo no próximo líder do partido no poder na África do Sul, o ANC, uma eleição largamente vista como um momento decisivo na política pós-apartheid do país.

Perto de cinco mil membros do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) votam em Joanesburgo para eleger o successor à liderança do partido e ao Presidente Jacob Zuma, que vai afastar-se em meio de numerosos escândalos de corrupção.

Mas Zuma vai manter-se como Presidente da África do Sul até às eleições de 2019.

Nkosazana Dlamini-Zuma e Cyril Ramaphosa
Nkosazana Dlamini-Zuma e Cyril Ramaphosa

Duas figuras que estão oficialmente na corrida para suceder a Zuma como líder do ANC são o vice presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa e Nkosazana Dlamini-Zuma, uma mulher de força no partido, com experiência de diplomacia e que foi casada com Zuma durante 16 anos. Mas outros candidatos poderão ainda surgir.

O ANC ganhou a maioria em todas as eleições desde o início da democracia em 1994, o que significa que o próximo líder do partido tem fortes hipóteses para ser o próximo candidato presidencial em 2019.

XS
SM
MD
LG