Links de Acesso

África do Sul aumenta repressão de imigrantes ilegais


Hoje foram detidos mais de 400 imigrantes que viviam em edifícios abandonados na cidade de Joanesburgo.

Na África do Sul, a guerra contra os imigrantes ilegais intensifica-se envolvendo agentes da polícia e militares. esta sexta-feira foram detidos mais de 400 imigrantes que viviam em edifícios abandonados na cidade de Joanesburgo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00
Faça o Download

A guerra foi desencadeada logo depois da onda da violência que oficialmente matou sete pessoas e desalojou mais de cinco mil outras nas províncias de Gauteng e Kwazulu-Natal.

Na corrida contra o tempo para sua legalização, centenas de moçambicanos estão a ser burlados nas esquadras da Policia sul-africana com promessas de obtenção de documentos ou seja o famoso ID que lhe permitam viver legalmente na África do Sul, mesmo sem emprego formal na economia mais industrializada do continente africano.

Mas oficiais da Policia e do Ministério sul-africano dos assuntos internos dizem desconhecer o processo de legalização dos imigrantes moçambicanos.

Entretanto, Moçambique, segundo os principais canais de televisão sul-africana, é o único pais que está a boicotar a feira internacional de turismo, considerada a maior de África e terceira a nível mundial.

A feira nA cidade de Durban, na qual são esperados mais de 10 mil visitantes, abre amanhã as suas portas até segunda-feira.

A televisão publica sul-africana SABC e o canal privado ENCA tem estado a reportar desde a manhã desta sexta-feira que Moçambique decidiu faltar à feira alegando problemas de segurança na sequência da violência contra imigrantes africanos.

Mas fontes da embaixada de Moçambique em Pretoria desmentiram as alegações dizendo que apenas o Ministro do Turismo não pode estar na feira, devido a problemas de agenda.

A cidade de Durban é considerada a terceira mais violenta da África do Sul e foi o epicentro da violência contra imigrantes africanos.

XS
SM
MD
LG