Links de Acesso

Aeroporto do Uíge não recebe voos comerciais


Uíge
Uíge

Aeroporto foi reinaugurado em Maio de 2014 pelo PR e não recebe ainda nenhum voo comercial.

O Aeroporto Manuel Quarta Mpunza, no Uíge, reinaugurado a 29 de Maio de 2014 pelo Presidente José Eduardo dos Santos, não recebeu ainda nenhum voo comercial. A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana) não avança motivos para a paralização dessa infra-estrutura que, até agora, apenas recebeu voos protocolares do Governo, mas uma fonte avançou à VOA que o aeroporto não está autorizado a receber voos comerciais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:56 0:00
Faça o Download

“Eu tive que viajar de carro do Uíge para Lubango, desejei ir de avião mas foi impossível e a única resposta que recebi dos agentes em serviço no aeroporto do Uíge, é que não há programas de voos”, revelou Manuel Sebastião, um dos gestores de uma unidade hoteleira no Uíge.

Para Pacheco da Silva, outro entrevistado, um aeroporto desta dimensão, caso haja vontade das autoridades governamentais e aeronáuticas, pode ser uma porta para o crescimento e diversificação da economia na província, bem como o reforço das trocas comerciais com outras regiões do país, bem como desenvolver o turismo”.

Pacheco da Silva acrescentou ainda que o funcionamento do aeroporto do Uíge, baptizado com o nome de um dos nacionalistas e filho das terras do Bago Vermelho Manuel Quarta Mpunza, traria mais conforto, segurança e comodidade aos passageiros que pretendem fazer uma viagem rápida e curta.

“Seria possível o cidadão tomar o pequeno-almoço em Luanda ou em qualquer parte do país e jantar no Uíge, ao invés de percorrer os 317 quilómetros em 6 a 8 horas “, continua o empresário Pacheco da Silva, que pretende investir num projecto agrícola no Uíge.

De acordos com os dados da Enana, o aeroporto possui uma pista de 2.300 metros de comprimento e 45 metros de largura. A terminal passou a ter 4.600 m2, uma torre de controlo e equipamentos de apoio à navegação aérea.

A placa tem capacidade para receber aviões do tipo Boeing 737-700.

Entretanto, a VOA soube junto de um funcionário da Enana, no Uíge, que o aeroporto não está autorizado a receber voos comerciais.

XS
SM
MD
LG