Links de Acesso

Aécio contabiliza apoio de Marina e Dilma desvaloriza


Aécio Neves
Aécio Neves

Analistas não acreditam em transferência de votos.

Na batalha para tirar o governo do Partido dos Trabalhadores, há 12 no poder, o atual líder da corrida eleitoral no Brasil Aécio Neves (PSDB) tem agora o apoio oficial da ex-candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:25 0:00
Faça o Download

Depois de adiar a decisão, na última semana, Marina Silva anunciou neste domingo, 12, que vai apoiar no segundo turno da disputa o candidato Aécio Neves (PSDB), que enfrenta a presidente Dilma Rousseff (PT).

O apoio de Marina Silva ocorreu depois de Aécio Neves apresentar o documento de compromissos com propostas para a área social, que, para muitos analistas, dificilmente será cumprido em um eventual governo do PSDB. Ao anunciar o apoio, Marina destacou que o documento é um compromisso de Aécio com a nação.

"Entendo que os compromisso assumidos por Aécio Neves são a base sobre a qual o País pode dialogar de maneira saudável sobre o seu presente e futuro. É com esse sentimento, que, tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio, declaro o meu voto e apoio em sua candidatura,” afirmou.

O candidato, que recebeu apoio dos partidos PSB, PV, PSC e PPS, disse que, a partir de agora, ele e Marina têm um só projeto em favor do Brasil e dos brasileiros.

"A chegada de Marina, a meu ver, constrói um novo momento da nossa candidatura. É uma candidatura que representa o profundo sentimento de mudança que se alastra pela sociedade brasileira", disse.

A candidata Dilma Rousseff tentou minimizar o impacto do apoio de Marina ao seu adversário. Eu acho que essa opção é compreensível, porque a proximidade maior que ela tem é com o programa econômico do Aécio. Eu não acredito que haja uma transferência automática de votos para ninguém”.

O cientista político da UNESP, Paulo Ribeiro da Cunha, concorda que o apoio de Marina não significa que os milhares de votos dela vão para Aécio. "Está havendo um certo rebuliço, uma situação de 'já ganhou', mas, na verdade, nada nos autoriza dizer, no momento, que esse apoio significa automaticamente transferência de votos. Sem dúvida nenhuma, um apoio como o da Marina é significativo pelo o que ela representa, Mas, ela também vem de muitos condicionantes, porque é um apoio a uma candidatura da qual ela também fazia oposição frontal. Então, é um dado a ser avaliado", explica Ribeira da Cunha.

Para o analista político, o acordo quer resultou no apoio de Marina tem que ser visto com reserva. "Porque, a própria demora em si leva a uma reflexão sobre o que está por trás desse acordo. Basta lembrar que o próprio presidente da legenda, entre outras pessoas de destaque, manifestaram desconforto com essa aliança que foi efetivada", disse.

As pesquisas de intenções de votos dos maiores Institutos apontam que Aécio Neves e Dilma Rousseff têm empate técnico, sendo que o candidato lidera numericamente com 46% contra 44% de Dilma. Já outros levantamentos, como da Revista Istoé/Sensus, afirmam que a vantagem já seria de 17 pontos percentuais.

XS
SM
MD
LG