Links de Acesso

Advogados de Trump dizem que antigo Presidente não irá depor no Senado


Presidente Donald Trump deixa Washington, 20 Janeiro 2021
Presidente Donald Trump deixa Washington, 20 Janeiro 2021

Eles classificaram o convite a Donald Trump como "manobra de relações públicas"

Os advogados do antigo Presidente americano Donald Trump rejeitaram na quinta-feira, 4, prestar depoimento no julgamento de impugnação que começa na próxima semana no Senado dos Estados e classificaram o convite como uma "manobra de relações públicas".

Os democratas pediram que Trump deponha a respeito da sua conduta antes de milhares dos seus apoiantes terem atacado o Capitólio no dia 6 de Janeiro, em que morreram cinco pessoas.

"O Presidente não irá testemunhar num processo inconstitucional", afirmou à Reuters o conselheiro de Trump, Jason Miller.

Numa carta aberta, os advogados Bruce Castor e David Schoen chamaram o pedido de "manobra de relações públicas".

No mês passado, a Câmara aprovou a impugnação de Trump acusando-o de incitar uma insurreição num discurso incendiário, no qual exortou os seus seguidores a "lutarem" contra a sua derrota eleitoral pouco antes de eles invadirem o Capitólio, onde se chocaram com a polícia e obrigaram parlamentares a procurar os refúgios de segurança.

Nesta semana, os advogados de Trump rejeitaram a acusação, dizendo que ele "cumpriu as suas tarefas de Presidente plena e fielmente" e afirmou que as suas alegações de que a derrota eleitoral foi resultado de uma fraude generalizada estão protegidas pela Primeira Emenda da Constituição.

Na carta enviada ao antigo Presidente, o representante democrata Jamie Raskin, responsável pela impugnação na Câmara, desafiou Trump a não recusar depor.

"Se recusar este convite, reservamo-nos todo e qualquer direito, incluindo o direito de estabelecer no julgamento que a sua recusa em testemunhar corrobora uma forte inferência adversa nas suas ações (e inação) em 6 de Janeiro de 2021", lê-se na carta.

A acusação

Em resposta, os advogados de Trump escreveram: "a sua carta apenas confirma o que é conhecido de todos: você não pode provar suas acusações contra o 45º presidente dos Estados Unidos, que agora é um cidadão comum".

Donald Trump é acusado de "traição de proporções históricas", na acusação revelada pelos procuradores democratas para o julgamento político que se inicia no Senado na próxima semana.

A acusação alega que o ex-Presidente colocou em risco a vida de todos os membros do Congresso, quando impeliu uma multidão de apoiantes, "como um canhão carregado", em direcção ao Capitólio.

"O Presidente incitou uma multidão violenta para atacar o Capitólio dos Estados Unidos", dizem os procuradores, que consideram que o desejo de Trump de "permanecer no poder a qualquer custo é uma traição de proporções históricas, que requer uma condenação" no Senado.

XS
SM
MD
LG