Links de Acesso

Administração Biden anuncia regresso ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU


Anthony Blinken, secretário de Estado americano
Anthony Blinken, secretário de Estado americano

Secretário de Estado reforça principal objectivo do novo Governo: defesa dos direitos humanos no mundo.

Os Estados Unidos anunciaram a intenção de regressar a Conselho de Direitos Humanos da ONU, que a Administração de Donald Trump abandonou, em 2018, acusando-o de hipocrisia.

Em comunicado, o secretário de Estado Antony Blinken disse nesta segunda-feira, 8, que a mudança faz parte do compromisso do Governo Biden “com uma política externa centrada na democracia, direitos humanos e igualdade”.

Os Estados Unidos deixaram o conselho em 2018, com o Governo do ex-Presidente Donald Trump a considera que o Conselho era tendencioso contra Israel, precisava de uma série de reformas e tinha entre seus membros países que foram acusados de abusos de direitos humanos, como China, Cuba e Venezuela .

Blinken citou preocupações semelhantes hoje, mas disse que em vez de encorajar a mudança, a retirada de Washington criou um vácuo na liderança dos EUA, que os países com agendas autoritárias usaram a seu favor".

“Para lidar com as deficiências do Conselho e garantir que ele cumpra seu mandato, os Estados Unidos devem estar à mesa usando todo o peso de nossa liderança diplomática”, sublinhou o secretário de Estado.

Antes do anúncio, as autoridades americanas disseram que os Estados Unidos vão procurar o estatuto de observador para ocupar um lugar de membro no conselho.

XS
SM
MD
LG