Links de Acesso

Municípes em Kwanza Sul dizem a Samakuva que autarquias devem ser para todos


Isaías Samakuva ouviu munícipes
Isaías Samakuva ouviu munícipes

Presidente da UNITA visitou a província por dois dias

Mais de duas mil pessoas entre militantes, simpatizantes e amigos do partido da UNITA, receberam na cidade do Wako Kungo, no município da Cela, o presidente do principal partido da oposição, Isaías Samakuva, que realizou uma visita de cerca de 48 horas a província do Kwanza-Sul.

Depois de ter passado pelo Sumbe e Ebo, onde proferiu palestras sobre autarquias, diálogo e reconciliação nacional, no Wako Kungo, os munícipes quiseram saber sobre as autarquias e manifestaram as suas opiniões sobre o processo.

“Até as autarquias não estão bem visíveis”, disse um munícipe, enquanto para outr,“se de Cabinda ao Cunene é só um povo e uma Nação, então queríamos que as autarquias se realizem em todos os municípios".

Para Isaías Samakuva, "há que procurar agora evitar, criar situações que possam configurar novos conflitos que nos possam levar outra vez para uma fase difícil da nossa história".

O líder da UNITA considerou que "há de facto vantagens nas autarquias porque o cidadão participa activamente na gestão da coisa pública, na gestão da sua vida, da vida da comunidade e segue de perto os actos daquele que está no executivo ou seja a governar. Ele próprio acaba fim ou cabo por se governar”.

Ouça a reportagem:

Militantes e personalidades dizem a Samakuva que autarquias devem ser para todos - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

XS
SM
MD
LG