Links de Acesso

Adalberto Costa Júnior eleito novo presidente da UNITA


Novo líder foi eleito com 594 votos dos congressistas
Novo líder foi eleito com 594 votos dos congressistas

Com cerca de 594 votos deputado o Adalberto Costa Júnior foi eleito novo presidente da UNITA na congresso que termina nesta sexta-feira, 15, em Luanda.

Costa Júnior precisava apenas de 576 votos para ganhar, mas conseguiu, na primeira volta, derrotar os demais quatro candidatos, num universo de 1050 congressitas.

Alcides Sakala, porta-voz do partido, Raúl Danda, vice-presidente, Abílio Kamalata Numa, general e deputado, e José Pedro Katchiungo, deputado, eram os candidatos foram os demais candidatos.

Com este resultado, o actual líder da bancada parlamentar da UNITA é o terceiro presidente do partido do "Galo Negro", depois do fundador e líder histórico, Jonas Savimbi, e Isaías samakuva, eleito depois da morte de Savimbi em 2002.

Trajectória

Natural de Quinjenje, na província do Huambo, Adalberto da Costa Júnior nasceu a 8 de Maio de 1962.

Formado em engenharia electrónica no Porto, em Portugal, entrou muito cedo na UNITA, tendo sido representante do partido em Portugal, Espanha e Itália durante a guerra civil angolana.

Depois, foi porta-voz da UNITA de 2003 a 2009, secretário nacional para os Assuntos Patrimoniais, de 2009 a 2011, primeiro-vice-presidente do grupo parlamentar de 2012 a 2016 e desde então presidente da bancada na Assembleia Nacional.

XS
SM
MD
LG