Links de Acesso

Adalberto Costa Júnior eleito novo presidente da UNITA


Novo líder foi eleito com 594 votos dos congressistas

Com cerca de 594 votos deputado o Adalberto Costa Júnior foi eleito novo presidente da UNITA na congresso que termina nesta sexta-feira, 15, em Luanda.

Costa Júnior precisava apenas de 576 votos para ganhar, mas conseguiu, na primeira volta, derrotar os demais quatro candidatos, num universo de 1050 congressitas.

Alcides Sakala, porta-voz do partido, Raúl Danda, vice-presidente, Abílio Kamalata Numa, general e deputado, e José Pedro Katchiungo, deputado, eram os candidatos foram os demais candidatos.

Com este resultado, o actual líder da bancada parlamentar da UNITA é o terceiro presidente do partido do "Galo Negro", depois do fundador e líder histórico, Jonas Savimbi, e Isaías samakuva, eleito depois da morte de Savimbi em 2002.

Trajectória

Natural de Quinjenje, na província do Huambo, Adalberto da Costa Júnior nasceu a 8 de Maio de 1962.

Formado em engenharia electrónica no Porto, em Portugal, entrou muito cedo na UNITA, tendo sido representante do partido em Portugal, Espanha e Itália durante a guerra civil angolana.

Depois, foi porta-voz da UNITA de 2003 a 2009, secretário nacional para os Assuntos Patrimoniais, de 2009 a 2011, primeiro-vice-presidente do grupo parlamentar de 2012 a 2016 e desde então presidente da bancada na Assembleia Nacional.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG