Links de Acesso

Activistas presos no Lobito vão a julgamento esta quinta-feira


Advogado diz que prisões são "arbitrárias" e reflectem "arrogância" e "métodos salazaristas" de repressão.

Dezoito activistas presos há uma semana quando tentavam manifestar-se no Lobito vão a julgamento nesta quinta-feira.

O advogado dos activistas David Mendes disse que as prisões são “arbitrárias, feitas por arrogância, na medida em que se pretende impedir que as pessoas exerçam os seus direitos”.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:59 0:00
Faça o Download

O defensor fez notar que as autoridades têm autorizado todas as manifestações destinadas “a bater palmas” ao Governo, mas proíbe todas as outras embora o direito à manifestação esteja garantido na Constituição.

David Mendes
David Mendes

"Luaty e outros estão presos pelos mesmos fins: impedir que os jovens exerçam o seu direito de expressão, por isso se prende de forma sistemática, como vimos também em Luanda, Cabinda, Malange, Huíla e em todo o país”, acusou Mendes, para quem não há diferença entre os métodos de repressão do governo e do regime colonial.

"Que diferença tinha o colonialista com o regime actual? Não há. O actual usa os métodos salazaristas de repressão”, acusou.

Os detidos não têm tido qualquer contacto com os seus familiares.

Em conversa com a VOA, a senhora que prepara as refeições para os activistas disse que não passa do portão e que a entrega dos alimentos fica a cargo dos guardas prisionais.

XS
SM
MD
LG