Links de Acesso

Activistas presos impedidos de receber visitas


Procurador Geral da República João Maria de Sousa
Procurador Geral da República João Maria de Sousa

Advogado de defesa diz não haver nenhuma prova de crime.

Os 15 detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Angola, acusados de estarem a preparar um golpe de Estado por via da desobediência civil estão impedidos de comunicar com os seus advogados a partir de hoje. A decisão foi tomada pelo Procuradoria-Geral da Republica citada pelo advogado dos detidos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:54 0:00
Faça o Download

Walter Tondela, membro da equipa de advogados dos 15 activistas detidos no sábado, 13, diz não haver qualquer indício de crime, depois dos interrogatórios levados a cabo pelos procuradores nos Serviços de Investigação Criminal, onde se encontram os jovens integrantes do chamado Movimento Revolucionário.

Para Tondela, no entanto, os investigadores continuam à procura de provas para incriminar os activistas.

“Não quem soltá-los mesmo sem provas e dizem que eles têm computadores e cadernos com provas”, explicou.

Em conversa com a VOA, o advogado diz não pode revelar a sua estratégia de defesa, mas afirmou que a Procuradoria-Geral da República decidiu manter os jovens sem contactos com o exterior num período de 10 dias a partir de hoje. “O que sabemos é que os jovens serão transferidos para uma cadeia com melhores condições porque aqui tem baratas e mosquitos”, revelou.

Entretanto, vários dos jovens detidos são estudantes universitários e alguns já falharam alguns exames.

Neusa Sedrick, esposa do jornalista do bissemanário Folha 8 preso no sábado, Sedrick de Carvalho, lamentou o facto e revelou que a vida no seio da família está cada vez mais difícil.

“Tal como eu, ele não também perdeu a prova e temos vivido muitos problemas porque ele é o cabeça de casa”, lamentou Sedrick.

A VOA sabe que o Conselho Nacional dos Activistas de Angola vai sair às ruas de Luanda nos dias 28 e 29 de Agosto para exigir a demissão do Presidente José Eduardo dos Santos.

XS
SM
MD
LG