Autoridade afegãs e representantes de um grupo armado anti-governamental, liderado pelo antigo senhor da guerra Gulbuddin Hekmatyar, informaram que fizeram bons progressos nas negociações de paz e ambas as partes esperam assinar um acordo ainda este sábado,10 de Setembro.
O governo de unidade nacional do Presidente Ashraf Ghani tem estado em envolvido há meses em conversações com a facção de Hekmatyar o Hezb-i-Islami, sempre afectadas por desacordos que foram empatando qualquer progresso no sentido da paz
As esperanças parecem agora renovadas, depois de, ontem Sexta-feira 9 de Setembro, o filho do fugitivo senhor da guerra, ter feito um anúncio na sua página oficial de Facebook. Habibur Rehman Hekmatyar escreveu que o Hezb-i-Islami e o governo afegão tinham concordado com todos os artigos do rascunho documento de paz e “seja a vontade de Deus, será anunciado no Sábado”.
“Dou os parabéns à nação (Afegã), a todos os muçulmanos e aos membros do Hezb-i-Islami pelo acordo de paz. Espero que contribua par ao fim da guerra, trazendo paz e bloqueando a interferência estrangeira (no Afeganistão),’’ escreveu o filho de Hekmtayar que não faz parte da equipa de negociações do Hezb-i-Islami (HIA).
O porta-voz da presidência Shah Hussain Murtazavi disse à Voz da América que tem havido um progresso considerável nas conversações com o HIA e prometeu mais informações ao longo do dia.
Gulbuddin Hekmatyar foi primeiro-ministro do Afeganistão