Links de Acesso

Abílio Kamalata Numa disponível para concorrer à liderança da UNITA


Abília Kamalata Numa
Abília Kamalata Numa

Isaías Samakauva deve pronunciar-se sobre a sua saída agora ou não da liderança em reunião do Comité Central

O antigo deputado da UNITA Abílio Kamalata Numa reiterou nesta sexta-feira, a sua disponibilidade para se candidatar, uma vez mais, à liderança do principal partido da oposição em Angola no congresso extraordinário que vai escolher o sucessor deIsaías Samakuva.

"Eu sou dos jovens da minha geração que entrei para a UNITA muito cedo, em 1974, e naquela altura não nos passava pela cabeça chegarmos até este ponto, e por imperativo das missões geracionais, a minha geração tem neste preciso momento uma oportunidade de poder dar o seu contributo para o avanço da missão que a UNITA tem em Angola", disse Numa aos jornalistas à margem da segunda reunião da Comissão Política (CP) da UNITA que se realiza hoje e amanhã em Luanda.

O evento vai analisar a decisão anunciada após as eleições pelo actual presidente Isaías Samakuva de deixar a liderança do partido.

No interior do partido, tem surgido um movimento a pedir que Samavuka se mantenha no cargo até o fim do seu mandata em 2019, enquanto outros, como Numa, afirmam que ele tem de ser coerente com a sua decisão.

“Um dirigente tem de assumir ele próprio a sua responsabilidade”, referiu Numa em relação à decisão de Samakuva.

No encontro da CP que termina amanhã, Isaías Samakuva deve esclarecer se sai agora ou no final do mandato.

XS
SM
MD
LG