Links de Acesso

Abel Chivukuvuku impõe condições na criação da Frente Patriótica Unida


Abel Chivukuvuku com apoiantes no Sumbe
Abel Chivukuvuku com apoiantes no Sumbe

Ele diz que são necessários acordos quanto a “princípios, valores e objectivos”

O antigo líder da CASA-CE, a terceira força política angolana, e promotor do partido político não legalizado ainda, Pra-Já – Servir Angola, Abel Chivukuvuku, condiciona a proclamação formal da Frente Patriótica Unida (FPU) à existência de acordos com todos os seus integrantes sobre o que chama de “princípios, valores e objectivos”.

“Temos que estar de acordo sobre como é que a FPU vai funcionar, como é que vamos governar´, depois de ganharmos, e como é que vamos trabalhar no Parlamento”, disse.

Chivukuvuku impõe condições para Frente Patriótica – 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00

Em declarações à plataforma digital, Mwangole TV, no sábado, 18, Chivukuvuku mostrou-se despreocupado com a marcação de datas para a proclamação da FPU sob o argumento de que “o mais importante é que aconteça e com solidez”.

Entretanto, ele anunciou que a cúpula do projecto que dirige estará reunida nesta quarta-feira, 29, para aprovar “os documentos reitores” e manifestou a convicção de que os outros líderes vã oagir da mesma forma.

Para o analista João Lukombo Nzatuzola, a UNITA é o único partido membro da FPU “com percurso político” para liderar a plataforma partidária, através do seu presidente Adalberto Costa Júnior.

O académico angolano defende que, de outra forma, os militantes da UNITA não permitiriam a reedição da experiência da CASA-CE indicando uma figura fora das suas hostes.

“Não vejo a UNITA a dar a presidência a Abel Chivukuvuku nas condições em que saiu do partido e com uma projecto político que ainda não é reconhecido. O Bloco Democrático só tem viabilidade quando atrelado a uma coligação”, disse.

De referir que o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou no passado dia 11 de Setembro que anunciaria a liderança da FPU nos 10 dias seguintes.

XS
SM
MD
LG