Links de Acesso

Abdul Carimo: "Sem a eliminação das desigualdades sociais, a paz estará sempre ameaçada em Moçambique"


Abdul Carimo, antigo vice-presidente da Assembleia da República, Moçambique

Consultoria aponta causas para a instabilidade em Cabo Delgada que desconstruem a ideia de agressão externa

Uma consultoria encomendada pelo Governo moçambicano reforça a tese, defendida por especialistas, de que as desigualdades sociais, a falta de políticas públicas redistributivas e de emprego, sobretudo para jovens, são algumas das causas do conflito em Cabo Delgado.

Encomendada pela Agência para o Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), a consultoria foi liderada pelo jurista e consultor, Abdul Carimo, diz que sem a promoção de acções inclusivas para o desenvolvimento das comunidades, vai ser difícil erradicar o extremismo violento em Moçambique.

"Sem a eliminação das desigualdades sociais, a paz estará sempre ameaçada em Moçambique", alerta Abdul Carimo, antigo governante, para quem, a paz que se vive no país, "tem alguns soluços, como são os problemas em Cabo Delgado e na zona centro".

Para aquele consultor, uma paz efectiva passa, fundamentalmente, por uma verdadeira reconciliação nacional e pela reconstrução do contrato social entre o Estado e a população, através da criação de condições para o acesso justo a serviços públicos.

O sociólogo João Feijó lembra que um recente estudo do Observatório do Meio Rural concluiu que muitos jovens integram o movimento jihadista em Cabo Delgado, por causa do ódio ao Governo, devido à falta de oportunidades, sobretudo de empregos.

Por seu turno, o investigador Fernando Cardoso entende que a zona norte de Moçambique vive uma situação de conflitualidade, que não resulta apenas da guerra jihadista.

Existem, na opinião dele, outros factores que têm a ver com a actuação do Governo, relativamente à resolução dos problemas dos camponeses".

Entretanto, em alguns círculos de opinião, a realização da consultoria sobre a situação em Cabo Delgado é vista como positiva porque pode ajudar a desconstruir a narrativa governamental de que se trata apenas de uma agressão externa.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG