Links de Acesso

Abastecimento de água insuficiente em Nampula


Mulher de Nampula à procura de água, Moçambique
Mulher de Nampula à procura de água, Moçambique

Desde há pouco mais de três anos, as instituições de gestão e fornecimento de água potável na cidade moçambicana de Nampula, têm sido forçadas a impor restrições no abastecimento, entre Julho e Dezembro, devido à incapacidade da única barragem que serve a cidade.

O director-geral da Administração Regional norte de Água, Carlitos Omar, disse, em conferência de imprensa, terça-feira, que a solução é a construção de uma nova barragem, mas ainda não há dinheiro.

Omar disse que as autoridades estão à procura de investimentos. Todavia há um financiamento de cinco milhões de dólares americanos do Banco Mundial para a realização do estudo da bacia hidrográfica de Meluli, onde a barragem deve ser construída.

"Nós como gestores de recursos hídricos não estamos parados. Estamos à procura de investimento”, disse Omar.

A barragem que abastece a cidade de Nampula, foi construída no rio Monapo, em 1959, com capacidade para abastecer, na altura, 120 mil habitações. Agora, a população cresceu para pouco mais de 800 mil, e a cidade precisa de 120 mil metros cúbicos. A barragem, quando cheia, disponibiliza apenas 40 mil metros cúbicos de água.

Acompanhe:

Abastecimento de água é insuficiente em Nampula
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG