Links de Acesso

A VOA assinala 79 anos de transmissões


VOA

As histórias e notícias chegam a mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo, a cada semana, e em mais de 40 idiomas. 

A Voz da América (VOA) completa 79 anos de existência nesta segunda-feira, 1 de Fevereiro.

A primeira transmissão foi em 1942, nas ondas curtas, com a duração de 15 minutos, ao vivo e para a Alemanha, a partir de um pequeno estúdio na cidade de Nova Iorque.

Na actualidade, a VOA, financiada pelo Governo dos EUA, mas independente do ponto de vista editorial, chega a mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo, a cada semana, e em mais de 40 idiomas.

Entre eles o português.

As notícias e histórias dos Estados Unidos e países ao redor do mundo aparecem em plataformas digitais, de televisão e de rádio e podem ser acedidas nas redes sociais, através de telemóveis, computadores e tablets.

As histórias da VOA são transmitidas também através de uma rede de mais de 2.500 estações parceiras.

Na primeira transmissão em 1942, cerca de sete semanas depois que os Estados Unidos entraram, oficialmente, na Segunda Guerra Mundial, os ouvintes ouviram pela primeira vez uma canção patriótica americana, "O Hino de Batalha da República".

Em seguida, o locutor William Harlan Hale disse: “Trazemos-lhe a Voz da America. Hoje, e diariamente a partir de agora, falaremos consigo sobre a América e a guerra. As notícias podem ser boas para nós. As notícias podem ser más. Mas devemos dizer a verdade”.

É um credo que desde 1976 está incorporado na Carta da VOA, que por lei exige que a organização “sirva como uma fonte de notícias consistentemente confiável e autorizada”.

A Carta diz que as notícias da VOA devem “ser precisas, objectivas e abrangentes”.

A VOA faz parte da agência dos Estados Unidos para a Mídia Global (USAGM, nas siglas em inglês), o departamento governamental que supervisiona todas as transmissões não militares internacionais dos EUA.

Os jornalistas profissionais da VOA produzem dezenas de histórias todos os dias, sem interferência do Governo dos EUA.

O Serviço em Português da VOA teve o seu início em 1976.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG