Links de Acesso

A FIFA é uma entidade formada por "filhos da p...."


Presidente do Uruguai, José Mujica
Presidente do Uruguai, José Mujica

"Poderiam ter punido, mas não aplicado sanções fascistas", disse o Presidente do Uruguai

O Presidente do Uruguai, José Mujica, atacou fortemente a Fifa após a eliminação do Uruguai na Copa do Mundo, dizendo que a Fifa é uma entidade formada por "filhos da p...", num vídeo exibido no programa La Hora de los Deportes, do canal TNU.

A gravação foi feita por um jornalista uruguaio durante a recepção da delegação uruguaia, depois da derrota por 2 a 0 para a Colômbia no Maracanã.

"Poderiam ter punido, mas não aplicado sanções fascistas", disse Mujica, sobre a suspensão por nove partidas pela selecção uruguaia e mais quatro meses de ausência de qualquer actividade relacionada com o futebol, aplicada ao jogador.

No vídeo, Mujica aparece colocando a mão na boca logo após disparar o palavrão. O jornalista pergunta ao Presidente se a cena poderia ser publicada. Mujica respondeu: "Por mim, publica..."

Em seguida, o jornalista pergunta à primeira-dama e senadora Lucía Topolansky o que pensa da situação. "Faço minhas as palavras do Presidente", respondeu.

O Presidente Mujica já havia mostrado indignação com a postura da Fifa no episódio com Suárez em outras ocasiões. Na última semana, em entrevista ao ex-jogador e ídolo argentino Diego Maradona, o Presidente uruguaio falou sobre o sentimento no país contra a entidade.

"A Fifa não entende nada dos que vêm de baixo. Nós vimos todas as partidas e existe um peso diferente. Isso é o que mais dói e nos deixa indignados", disse na altura.

Numa declaração na rádio, o Presidente do Uruguai disse que o caso ficará na história como uma vergonha: "Esta será a pior memória da história do futebol. Será uma vergonha eterna na história dos Mundiais".

Luis Suarez foi castigado pela Fifa depois de ter mordido um colega da equipa adversária (Itália) durante um jogo do Mundial.

XS
SM
MD
LG