Links de Acesso

Estado de saúde muito débil - 2005-04-04


Outrora um homem cheio de energia que viajou pelo mundo, o Papa João Paulo segundo passou os últimos anos num estado de saúde muito débil.

Na parte final da sua vida, tinha problemas em permanecer de pé e em andar. Com uma voz fraca, teve dificuldades em dirigir-se as multidões que se reuniam para o ouvir falar e celebrar a Liturgia.

O padre David O’Connell, presidente da Universidade Católica de Washington, considera que o Papa deixou um legado, ate mesmo quando a sua saúde se deteriorou ...

O papa era conhecido por todo o mundo como um dirigente, um homem de compaixão, um homem de profunda convicção que amava o mundo e estava ao serviço do mundo.

João Paulo Segundo nasceu na Polónia a 18 de Maio de 1920, e quando jovem Karol Wojtyla, praticou desporto e teatro. Era estudante universitário quando do inicio da Segunda Guerra Mundial, e quando decidiu ir para padre (em 1942) teve que estudar em segredo após os nazis terem reprimido o ensino religioso. Em 1964 o clérigo polaco foi elevado a arcebispo de Cracovia, e três anos mais tarde foi escolhido para o cardinalato.

O Papa João Paulo Segundo foi eleito para a liderança da igreja católica em 1978, e aos 58 anos de idade foi um dos papas mais jovens da historia. Quando o fumo branco apareceu sobre o Vaticano anunciando a selecção do novo pontífice, o mundo ficou chocado ao descobrir que era proveniente da Polónia comunista –e o primeiro papa não italiano em mais de 450 anos.

Chester Gillis, chefe do departamento de teologia da Universidade de Georgetown aqui em Washington, considera que o papa foi instrumental na contribuição dada para a queda do comunismo na Europa do Leste. Considera igualmente que embora a igreja católica tenha mais fieis do que qualquer outro credo, a face do catolicismo mudou durante o papado de João Paulo Segundo.

O crescimento da Igreja ocorreu no que se denomina de Terceiro Mundo – na Ásia, e em África por exemplo, e de certa medida na América Latina . Por isso trata-se de uma igreja cada vez mais do terceiro mundo, cada vez mais uma igreja dos povos.

O papa João Paulo falava vários idiomas e viajou pelo mundo, apelando aos chefes de estado para a utilização de meios não violentos para resolver os conflitos internacionais. O Pontífice avistou-se com dirigentes políticos como Fidel Castro de Cuba, o líder palestiniano, Yasser Arafat, e o presidente George Bush.

Milhões de pessoas deslocaram-se para escutar o Papa e ouvi-lo celebrar a Liturgia. Foi a sua insistência em estar próximo das multidões que quase lhe custou a vida. Em 1981, quando na Praça de São Pedro abençoava varias pessoas um indivíduo de nacionalidade turca disparou contra ele, ferindo com gravidade. Da cama do hospital o Papa perdoou o autor do incidente ...

Nos temas sociais o papa foi considerado como um herói por alguns Católicos, e um desapontamento conservador por outros. Permaneceu firmemente contra o matrimonio dos sacerdotes, contra a ordenação das mulheres, contra o controle de nascimento e o aborto.

Durante o pontificado, João Paulo Segundo falou da esperança que depositava na juventude mundial e manifestou preocupacao pelo seu futuro. O professor Gillis da Universidade de Georgetown considera que os escândalos envolvendo padres e jovens devem ter constituído para ele um enorme desapontamento.

O papa João Paulo desenvolveu grandes esforços no sentido de chegar aos povos de outros credos, tentando sem êxito para obter a reconciliação com a Igreja Ortodoxa. Foi o primeiro papa a visitar uma sinagoga judaica e pediu perdão pelos católicos que não ajudaram aos judeus durante a perseguição nazi.

Embora as decisões do dirigente católico tenham sido para muitos controversas, foi respeitado pela tenacidade e sinceridade. Canonizou mais santos e escolheu mais cardeais do que qualquer outro pontífice.

Dentro em breve esses mesmos cardeais vão escolher o próximo papa ... mas para já recordam o homem que muitos católicos acreditam reflectiu os ensinamentos de Deus.

XS
SM
MD
LG