Links de Acesso

Droga no Sudeste Asiático  - 2005-03-02


A comissão da ONU para o Controle Internacional de Drogas divulgou um relatório onde se refere ser maior o numero de consumidores de droga no Sudeste Asiático que passaram do ópio para a heroina injectável, o que pode levar ao alastrar do vírus da SIDA na região.

O documento sublinha que tendência é mais evidente no Camboja, na China, Laos, Birmânia, Tailândia e o Vietname.

A tendência ocorre apesar da baixa no cultivo da papoula no denominado Triângulo Dourado – Tailândia, Laos e Birmânia – devido à introdução de programas de culturas de substituição. Esta região é o maior produtor de ópio após o Afeganistão.

No Laos, por exemplo, as Nações Unidas sustentam que o cultivo de papoulas baixou no ano de 2004 , em 45 por cento.

Akira Fujino, representante regional do Gabinete da ONU contra as Drogas e o Crime, refere que o declínio reflecte o êxito dos programas de substituição de culturas, especialmente na Tailândia.

"A Tailândia encontra-se praticamente livre da produção ilícita de ópio. Durante varias décadas ,as autoridades tailandesas tem trabalhado com as comunidades das montanhas, e conseguiram resolver o problema."

Outro ponto de preocupação da ONU reside na produção de anfetaminas, com a Ásia a representar mais de dois terços dos utilizadores mundiais de anfetaminas.

A Birmânia, a China, e em menor escala as Filipinas permanecem sendo as principais áreas de produção de anfetaminas. Na Birmânia, muitas das fabricas operam nas proximidades da fronteira com a Tailândia.

A Tailândia conhece o índice mais elevado de abuso com anfetaminas, seguido das Filipinas e de Macau, com o relatório a indicar que o Vietname esta a registar um aumento elevado do abuso de anfetaminas.

Fujino precisa que as iniciativas de policiamento tem tido êxito em reduzir o acesso aos materiais químicos necessários para produzir as anfetaminas, mas que esta situação pode estar a levar a produção para outras paragens, levando a transferencia dos laboratórios clandestinos.

Fujino precisa que as ilhas do Pacifico são o local para onde se transferiram os produtores de narcóticos.

Em Junho do ano passado as autoridades das Fiji descobriram um enorme laboratório de anfetaminas, um dos maiores jamais encontrados no hemisfério sul.

XS
SM
MD
LG