Links de Acesso

Comissão investiga o programa petróleo por alimentos


A comissão que investiga o programa petróleo por alimentos, implementado no Iraque pelas Nações Unidas interrogou o secretario geral da ONU, Koffi Annan acerca do seu aparente envolvimento no caso.

Para o efeito, o relatório daquela comissão que em principio deveria ser revelado ainda durante o mês de Janeiro, fica adiado para Fevereiro.

O ex-governador do banco central dos Estados Unidos, Paul Volcker e membros da comissão que investiga o escândalo, entrevistaram Koffi Annan durante 90 minutos.

O porta voz da ONU, Fred Eckhard disse que Annan esta a cooperar com a comissão Volcker.

“Ele encontrou-se em mais de uma vez, durante esse período de tempo com Paul Volcker e os seus investigadores... portanto sim, o secretario geral e parte da investigação, e como qualquer parte no programa petróleo por alimentos implementado pela ONU no Iraque.”

Nem o porta voz da ONU, Fred Eckhard nem Paul Volcker que preside a comissão adiantaram detalhes do encontro.

O programa petróleo por alimentos foi o mais ambicioso programa de assistência humanitária das Nações Unidas e tinha por propósito suavizar as sanções impostas ao regime de Saddam Hussein após a invasão iraquiana ao Kuwait em 1990.

Auditoria interna tornadas publica pela comissão Volcker no inicio do mês, revelam situações de má gestão por parte dos administradores do projecto da ONU.

Um relatório interino sobre o apuramento das responsabilidades pelas falhas administrativas detectadas deveria ser revelado ainda antes do fim do mês. Mas na sequência da reunião de ontem com o secretario geral da ONU, Koffi Annan, Paul Volcker adiantou que a revelação publica do relatório deverá em principio ser adiado ate Fevereiro próximo.

Em comentários feitos no passado, Volcker reconheceu que a investigação por ele liderada, apresentou-se bem mais difícil do que o inicialmente previsto.

“À medida que nos envolvemos com ela,tudo se torna mais complicado. Viramos uma página e acabamos por dar conta de muitas outras páginas que levam aos interrogatórios... portanto trata-se de um processo complicado.”

Paul Volcker relembrou de novo ontem que o seu mandato à frente da comissão de investigação passa pelo apuramento das responsabilidades pelas falhas de gestão detectadas no programa petróleo por alimentos.

Volcker foi indigitado no ano passado pelo secretário geral da ONU, Koffi Annan para liderar um painel integrado por três outros investigadores, após alegações de fraude e má gestão do programa em questão e que envolvia 64 mil milhões de dólares.

Cinco comités do congresso americano estão igualmente a levar a cabo investigações paralelas a vários outros aspectos do escândalo que envolve aquele programa. O senador republicano Norman Coleman, por sinal presidente de um dos comités chegou inclusive a sugerir a demissão de Koffi Annan caso seja apurado a sua responsabilidade no caso.

O procurador geral da justiça americana John Ashcroft disse que um empresário americano/iraquiano assumiu-se culpado por ter secretamente feito lobbie a favor do governo de Saddam Hussein e junto do governo americano e das Nações Unidas visando o levantamento das sanções. Pelo seu trabalho, aquele homem de negócios disse ter recebido o direito de vender milhões de barris de petróleo iraquiano.

Por outro lado, um relatório da CIA estima igualmente que Saddam Hussein usou o programa petróleo por alimentos para gerar subornos na ordem de um ponto sete mil milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG