Links de Acesso

Necessidades de mudança  - 2005-01-13


Na sequência das suas derrotas nas eleições presidenciais e legislativas de Novembro, os democratas estão a avaliar as necessidades de mudança do seu partido para tentar ganhar as eleições intercalares de 2006 e as próximas presidenciais de 2008. Muito embora os democratas tenham perdido lugares nas duas câmaras do Congresso e tenham, por isso, menos capacidade para influenciar a agenda legislativa, o senador Ted Kennedy afirma que isso não deverá evitar os democratas de fazerem ouvir a sua voz contra as iniciativas políticas de GW Bush, desde que estas sejam contrárias aos princípios do Partido Democrata. Num discurso proferido em Washington, Ted Kennedy, uma das vozes mais liberais e conceituadas no Congresso dos EUA, desacreditou a promessa de Bush de procurar cooperação bi-partidária para tentar resolver os problemas do país.

”Se a ideia da Casa Branca de bipartidarismo é obrigar-nos a aceitar as ideias do seu partido, então não estamos interessados”.

Kennedy focou a sua atenção particularmente no plano de Bush para reformular o programa de reformas pagas pela Segurança Social. O presidente quer privatizar parcialmente o sistema de segurança Social para o manter solvente e para permitir que os trabalhadores mais jovens invistam parte das suas poupanças na Bolsa de Valores. Kennedy afirma que o plano é demasiado arriscado e que apenas irá beneficiar os investidores de Wall Street. Diz Ted Kennedy diz que Bush está a exagerar os problemas da Segurança Social para obter apoio para o seu plano, da mesma forma que exagerou a ameaça colocada pelo Iraque para conseguir obter o apoio para ir para a guerra contra aquele país.

”Temos uma administração que falsamente transforma quase todas as questões numa crise. Fizeram-no em relação ao Iraque e estão agora a fazê-lo com a Segurança Social. Bush explora a política do medo e da divisão, enquanto a nossa política é uma política de esperança e de unidade.”

Muito embora o seu discurso se tenha centrado sobretudo em temas da política interna, Kennedy teve oportunidade de renovar as suas críticas à política de Bush em relação ao Iraque e exortou o presidente a mudar de política.

”Num momento crítico da guerra contra o terrorismo, a administração afastou-se do objectivo de perseguir Osama bin Laden e fez a catastrófica escolha de, em vez disso, atolou a América no pântano sem fim que é o Iraque. O nosso recurso mal pensado à guerra criou um muito mais intenso sentimento anti-americano do que Osama alguma vez terá imaginado. Quanto mais depressa alterarmos essa perturbante tendência o melhor para nós.”

Kennedy, que desempenhou um papel importante na campanha presidencial do seu colega democrata John Kerry, afirma estar em crer que o senador Kerry teria cooperado com a comunidade internacional no sentido de pôr termo à guerra no Iraque e trazer as tropas de regresso a casa com honra. Ted Kennedy afirma que tenciona fazer um discurso centrado apenas na questão do Iraque depois das eleições marcadas para o fim deste mês naquele país.

XS
SM
MD
LG