Links de Acesso

Ao longo das aldeias costeiras do Sri Lanka e da Índia  - 2004-12-27


Tal como milhares de outras pessoas, o jovem do sul da Índia chorava enquanto tentava encontrar os rasto dos membros da família que tinham desaparecido.

Ao longo das aldeias costeiras do Sri Lanka e da Índia as populações tentam fazer em face da tragédia, com milhares a terem perdido entes queridos, outros tendo visto, no domingo, as suas casas e os seus bens varridos pelas aguas, na sequência de um violento tremor de terra registado nas proximidades da Indonésia ter desencadeado uma serie de ondas através do Oceano Indico.

Ao longo das devastadas costas orientais nos dois países, as pessoas procederam à cremação ou ao enterro dos seus mortos, tendo em muito local sido aberto valas comuns. Equipas de salvamento prosseguiam ma segunda feira a busca de sobreviventes enquanto dezenas de milhar procuravam abrigo em campos de assistência, escolas e templos.

Um dia após a ocorrência das gigantescas ondas, vitimas estupefactas relatavam as suas odisseias aos jornalistas ... um jovem de Tamil Nadu precisou ter ficado aterrorizado quando foi apanhado pelas ondas, tendo pensado que ia morrer e que nunca tinha visto nada parecido.

No Sri Lanka e na Índia, militares e organizações de assistência juntaram-se nas iniciativas de ajuda – mas as autoridades referem encontrar-se assoberbadas pela enorme necessidade de alimentos, de abrigo e de ajuda medica. Muitas aldeias e comunidade continuavam isoladas na segunda feira.

Um porta voz militar do Sir Lanka indicou que milhares de soldados estão a prestar ajuda, na distribuição de alimentos e na evacuação dos feridos graves para outras áreas pois na maior parte da zona costeira os hospitais estarem superlotados.

As autoridades do Sri Lanka, uma pequena ilha nação indicaram não estar preparadas para fazer frente ao pior desastre de que existe historia, e que levou ao desalojamento de mais de um milhão de habitantes.

A Federação do Crescente Vermelho e as Sociedades da Cruz Vermelha encontram-se entre as agências que participam nas iniciativas de ajuda, tendo seu representante em Colombo sublinhado necessitar urgentemente de assistência medica.

Na Índia, comunidades de pescadores do estado de Tamil Nadu foram alvo da maior parte do desastre, mas na segunda feira noticias de devastação geral chegaram das ilhas de Andaman e de Nicobar. O principal responsável da policia afirmou não existir contacto com varias ilhas menores.

Ao longo das zonas costeiras, as populações receiam a ocorrência, nos próximos dias de mais ondas e isto em face da ocorrência de mais replicas do sismo de Domingo.

XS
SM
MD
LG