Links de Acesso

Irritação de Jacarta  - 2004-12-17


Até mesmo ao nível mais baixo, as relações diplomáticas entre a Indonésia e a Austrália tem permanecido calmas, mas a irritação de Jacarta foi evidente quando na sexta feira a Austrália anunciou o estabelecimento de uma zona de fiscalização marítima que se estende por um milhar de milhas náuticas para alem das costas australianas.

Um porta voz do ministério dos estrangeiros de Jacarta indicou que no caso dos australianos terem solicitado aprovação por parte da Indonésia ... a resposta teria sido um rotundo NÃO, explicando as razoes ...

"A zona constitui uma violação da jurisdição indonésia por incluir dois terços das aguas da Indonésia.

A Indonésia já estava irritada por uma anterior declaração australiana segundo a qual tinha o direito de realizar ataques militares preventivos em qualquer pais se pensar ser necessário impedir violações terroristas contra a Austrália.

O ministro da defesa australiana, Robert Hill encontrava-se em Jacarta onde se avistou com o ministro dos Estrangeiros e tinha um encontro previsto com o presidente Yudhoyono.

Robert Hill defendeu o plano sublinhando que tinha sido mal entendido pois não existe qualquer intenção de alargar a jurisdição, mas poder proceder a identificação preliminar das embarcações que se destinem a portos australianos, bem como identificar as unidades navais que tencionam atravessar as aguas australianas.

Mau grado a irritação, a Indonésia foi recordada da ameaça colocada pelo terrorismo quando a policia descobriu, na Java Ocidental, nove bombas de pequena dimensão que eram transportadas num autocarro.

Os passageiros estão a ser interrogados, mas analistas de segurança acreditam que militantes islâmicos estejam a planear uma acção diferente do seu modo operacional através de bombas de grande volume colocadas em viaturas, para pequenos engenhos explosivos que possam ser transportados para zonas publicas congestionadas.

A Austrália, a Inglaterra e a Nova Zelândia já emitiram alertas aos seus nacionais para o aumento dos riscos de segurança na Indonésia durante a quadra do Natal.

XS
SM
MD
LG