Links de Acesso

Bush escolheu um confidente ... - 2004-11-17


O presidente Bush escolheu um outro confidente de longa data para um lugar chave do seu governo.

Depois de ter nomeado o advogado da Casa Branca, Alberto Gonzalez para chefiar o Departamento de Justiça, Bush escolheu a sua mais próxima conselheira de política externa para liderar o Departamento de Estado.

”Condi Rice é já conhecida de todos os americanos e de grande parte do mundo. Durante os ãúltimos quatro anos, confiei no seu conselho, beneficiei da sua grande experiência e apreciei os seus conselhos seguros e consistentes. E agora estou honrado que ela tenha concordado em servir no meu governo. O secretário de Estado é o rosto da América perante o mundo e com a Dra. Rice o mundo irá ver a força, a graça e a decência do nosso país”.

Se confirmada pelo Senado, Condoleezza Rice será a primeira mulher africano-americana a assumir o cargo de Secretária de Estado. Ela irá substituir Colin Powell, que tornou claro perante o presidente, há meses atrás, que não iria servir um segundo mandato. Enquanto Powell, é mais popular quer no estrangeiro quer entre os americanos que o próprio presidente Bush, Powell esteve várias vezes em desacordo com as políticas da Casa Branca e com o Pentágono nas vésperas da invasão do Iraque e sobre a melhor forma como confrontar o programa nuclear da Coreia do Norte. O Secretário Powell, mais moderado e com uma abordagem baseada no consenso, geralmente foi ultrapassado por uma visão do mundo mais agressiva perfilhada pelo vice-presidente Dick Cheney e pelo Secretário da Defesa, Donald Rumsfeld.

A escolha de Rice, feita agora pelo presidente, para o Departamento de Estado e de Gonzalez para o cargo equivalente ao de ministro da Justiça, coloca elementos leais à Casa Branca à frente dos dois maiores aparelhos burocráticos de Washington, reduzindo as hipóteses de se fazerem ouvir vozes discordantes dentro do governo.

Ao anunciar a sua escolha, na sala Roosevelt, na Casa Branca, Bush disse que Condi Rice vai assumir o cargo numa fase crítica para o país, enquanto decorre a luta contra o terrorismo.

Adicionalmente à necessidade de ganhar aquela luta, Bush disse que os objectivos da política externa para o seu segundo mandato incluem ajudar as forças reformistas e da liberdade do Médio Oriente e opor-se à proliferação de armas de destruição em massa.

Rice disse estar pronta para pôr em prática aquela ambiciosa agenda proposta pelo presidente.

”É uma honra ser convidada para servir uma vez mais a administração e o meu país. E é com humildade que irei suceder ao meu caro amigo e mentor, Colin Powell. Ele é um dos melhores governantes que a nossa nação alguma vez produziu”.

Enquanto espera obter a confirmação no cargo pelo Senado, que se afigura fácil, Rice irá ser no entanto questionada por parte de congressistas democratas acerca da informação secreta usada por esta administração para justificar a invasão do Iraque.

Grande parte dessa informação acerca das armas de destruição em massa revelou-se errada, bem como uma afirmação contida no discurso sobre o estado da união feita pelo presidente GW Bush, em 2002, acerca da tentativa de comprar urânio em África.

O adjunto de Rice, Stephen Hadley, em última análise assumiu a responsabilidade pela inclusão daquela referência no discurso presidencial. Hadley foi agora promovido ao cargo de Conselheiro de Segurança Nacional, posição para a qual não é necessária confirmação por parte do Congresso.

Condoleezza Rice aderiu à campanha eleitoral de Bush no ano 2000 na qualidade de conselheira sénior para a política externa depois de ter sido administradora da Universidade de Stanford, na Califórnia, onde Condi foi professora de ciência política desde 1981, onde escreveu sobre a reunificação da Alemanha e a queda da URSS. Perto do fim da guerra fria, Condoleezza , que é fluente em russo, serviu dois anos como especialista em questões soviéticas no Conselho de Segurança Nacional, durante o mandato do presidente G Herbert Bush.

Condi formou-se em Ciência Política pela Universidade de Denver, em 1974, obteve depois uma licenciatura pela Universidade de Notre Dame, em 1975, tendo-se doutorado posteriormente pela universidade de Denver em 1981.

Rice nasceu em Birmigham, no Estado do Alabama, em 1954. É uma consumada pianista e praticou patinagem artística sobre gelo. De 50 anos de idade Condi Rice é solteira e diz que o emprego que sonha ter é a de presidente da federação americana de futebol.

XS
SM
MD
LG