Links de Acesso

Dia dos Veteranos - 2004-11-11


Os norte americanos celebram hoje, o Dia dos Veteranos, efeméride que evoca o preço da paz.

Uma exibição agora inaugurada pela Instituição Smithsonian aqui em Washington examina os custos e como os conflitos militares americanos transformaram os Estados Unidos.

Em dois séculos e meio, os conflitos provaram constituir episódios definidores do desenvolvimento da identidade da América.

O museu da Historia Americana explora o contexto histórico dos conflitos numa exibição intitulada de O Preco da Liberdade : Os americanos em guerra. Na cerimonia de abertura o general Richrad Meyers, chefe do estado maior general das forcas armadas, recordou o elevado preço pago por muitos americanos pela liberdade.

Referiu Ricard Meyers que a bandeira e as pessoas cujas historias são relatadas e o numero interminável de sepulturas americanas ao redor do mundo servem de recordação da vontade de pagar um tao elevado preço na defesa da liberdade.

A exibição relata a forma como os Americanos lutaram pela independência, definiram as fronteiras, moldaram os valores de liberdade e de oportunidade, definindo o seu papel nos assuntos mundiais.

Segundo o director do projecto, tal implica ir para alem dos aspectos da guerra, abordando as dimensões económicas, políticas, sociais e talvez e mais importante que as guerras que tem exigido sacrifícios pessoais tanto por parte dos veteranos como das suas famílias.

A exibição inclui mais de 850 objectos – começando com o uniforme de George Washington , o inicio da guerra civil, as cadeiras de Lee e de Grant quando ocorreu a rendição.

Ao entrar na Segunda Guerra Mundial, pode-se ver a recriação dos quartéis dos soldados americanos para que os visitantes possam avaliar do treino militar.

Na secção dedicada ao Vietname, encontra-se um helicóptero Huey que esteve naquele pais, e a recriação de um cela do denominado Hanói Hilton contendo objectos de prisioneiros de guerra.

A exibição traça o trajecto dos Estados Unidos à guerra contra o terrorismo, com pedaços dos ataques terroristas de 11 de Setembro, lado a lado com objectos de anteriores conflitos.

Segundo o director do projecto trata-se da celebração da liberdade, e do preço que tem exigido, em suma que os Americanos tem pago para permanecerem livres.

XS
SM
MD
LG