Links de Acesso

Mais de trinta tanques franceses  - 2004-11-08


Mais de trinta tanques franceses encontravam-se estacionados ao redor do principal hotel de Abijan, o Hotel Ivoire, situado nas proximidades da residência do presidente Gbagbo e da embaixada francesa.

Tropas francesas dispararam para dispersar multidões enfurecidas, causando pânico, e aparentemente ferindo algumas pessoas.

A radio estatal marfinense informou que as tropas francesas estariam a preparar um possível golpe de estado, e fez apelos a protestos para impedir uma tal ocorrência.

Durante o fim de semana, activistas, milicianos e soldados participaram em actos de violência, de pilhagem, tendo atacado bases militares francesas e propriedades de empresários franceses, incluindo estações de gasolina, escolas e residências.

Os actos de pilhagem terminaram após um discurso de Gbagbo apelando à calma.

Um responsável da milícia favorável a Gbagbo, afirmou ser necessário que as tropas francesas regressem aos seus quartéis.Segundo ele as tensões podem ser minoradas após as tropas francesas deixarem de ocupar a Costa do Marfim.

Os apoiantes de Gbagbo desfilaram no sentido do Hotel Ivoire tentando formar um escudo humano ao redor dos tanques ali estacionados.

Convergiram igualmente para os hospitais para entregar presentes e alimentos aos manifestantes que foram feridos no decorrer da recente onda de violência. A televisão estatal apresentou imagens de pelo menos quatro marfinenses mortos nos recentes incidentes de violência.

Cerca de quatro mil tropas francesas encontram-se na Costa do Marfim desde os finais do ano de 2002 para fazer aplicar um cessar fogo entre as tropas governamentais e os rebeldes do norte. O seu mandato reside em prestar assistência a cerca de seis mil capacetes azuis da ONU, actuando como uma força de acção rápida.

O titular francês da pasta da Defesa voltou a apelar aos rebeldes e ao exercito para que retomem as negociações.

O exercito quebrou, a semana passada, o cessar fogo ao bombardear posições rebeldes, e no decorrer de um dos ataques morreram oito soldados franceses, e um cidadão americano, levando as forças francesas a destruir a totalidade dos aparelhos militares e governamentais marfinenses.

O presidente sul africano, Thabo Mbeki, deve chegar a Abijan no final desta semana para ajudar a por fim a crise. Os rebeldes têm recusado desarmar, sustentando que Gbagbo bloqueia a aplicação de reformas políticas incluindo vários acordos de paz.

XS
SM
MD
LG