Links de Acesso

Supremo Tribunal da Indonésia revogou a condenação


O Supremo Tribunal da Indonésia revogou a condenação do único indivíduo até agora condenado a prisão pela violência registada há cinco anos em Timor Leste por ocasião do referendo para a independência.

A decisão provocou uma onda de novas criticas de alguns activistas dos direitos humanos por aquilo que consideram ser uma falha da Indonésia em punir os responsáveis pelas mortes de mais de mil pessoas em Timor Leste.

O antigo governador de Timor Leste, nomeado pela Indonésia, Abílio Soares, foi condenado por crimes cometidos contra a humanidade por não ter feito o suficiente para parar o banho de sangue numa igreja católica poucos meses antes do referendo. Após a decisão do Supremo Tribunal da Indonésia, Abílio Soares regressa a liberdade depois de ter cumprido quatro meses da sua sentença de três anos de prisão.

Tropas indonésias e milícias pró-Jacarta mataram mais de mil pessoas e reduziram Timor Leste a escombros nas semanas que antecederam o referendo organizado pelas Nações Unidas em que os leste timorenses votaram a favor da independência por uma maioria esmagadora. Timor Leste, uma antiga colónia portuguesa, foi anexada a força pela Indonésia em 1974.

Abílio Soares sempre manteve a sua inocência afirmando que estava a ser usado como um bode expiatório pelos militares indonésios.

O único caso judicial relacionado com Timor Leste diz respeito ao chefe de milícia Eurico Guterres que foi condenado a cinco anos de prisão, mas continua ainda em liberdade a aguardar o resultado de um apelo feito pelos seus advogados.

XS
SM
MD
LG