Links de Acesso

Angola foi o segundo maior destino de investimento estrangeiro  - 2004-09-24


Angola foi o segundo maior destino de investimento estrangeiro directo em 2004 envolvendo perto de 1.4 mil milhões de dólares.

A constatação faz parte de um estudo feito pela Conferencia da ONU para o Comercio e Desenvolvimento. O estudo assinala contudo que este valor era 12.5 por cento inferior ao do ano de 2003.

A área de energia eh a que atraiu maiores capitais estrangeiros em Angola. Em Luanda o economista angolano Pilartes da Silva chama entretanto a atenção para a necessidade de se abrirem o investimento estrangeiro a outras áreas que não apenas a dos petróleos. “Para um pais como Angola todo o investimento estrangeiro He importante. Mas o nosso pais deve atrair investimentos também para a cultura, energia eléctrica, infra estruturas técnicas entre outros” - disse

O relatório da Conferencia das Nações Unidas para o Comercio e Desenvolvimento indica que metade dos 15 mil milhões de dólares destinados ao continente africano concentrou-se em cinco países .

Com um investimento de 2.5 mil milhões de dólares o relatório coloca o Marrocos no topo do grupo .

Ocupam os lugares subsequentes a Quine Equatorial, o Sudão e a Nigéria. Nos países de língua oficial portuguesa outras fontes próximas ao estudo inclui também Moçambique que recebeu 337 milhões, Cabo Verde com 14 milhões, São Tome com 10 e Guine Bissau com dois milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG