Links de Acesso

Powell referiu que a situação é difícil em varias cidades iraquianas  - 2004-09-13


O secretario de Estado Colin Powell referiu que a situação é difícil em varias cidades iraquianas na zona conhecida como sendo o triângulo Sunita, mas que se tem registado progressos em algumas áreas, e que existe uma estratégia para lidar com os rebeldes noutras zonas, envolvendo tanto componentes militares e políticas.

"Os nossos comandantes militares trabalhando com responsáveis militares iraquianos e o governo interino, possuem planos para cada uma dessas áreas por forma a colocá-las sob controle governamental em tempo para as eleições."

Durante a participação no programa televisivo da NBC, Meet the Press, Powell foi inquirido sobre o Iraque estará pronto para realizar em Janeiro próximo eleições gerais, tendo insistido ser possível controlar a rebelião.

Ninguém tenciona adiar as eleições referiu Powell, sublinhando que o primeiro ministro iraquiano tem sido bastante claro sobre o assunto. O secretario de Estado foi entrevistado em três dos cinco programas que dominaram a manhã televisiva do domingo.

A conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, esteve nos outros dois programas.Rice afirmou ao programa da ABC, This Week, que a rebelião pretende fazer parar o processo político no Iraque, sublinhando que isso não irá ocorrer.

"Existem pessoas que desejam fazer o Iraque retroceder aos dias das valas comuns e das câmaras de tortura e da busca de armas de destruição maciça e de ameaças aos países vizinhos."

A situação no Iraque tornou-se um dos temas principais da companha presidencial, e os programas de domingo incluíram comentários de conselheiros do candidato democrata, John Kerry.

Em Meet the Press, a antiga secretária de Estado, Madeleine Albright referiu que a situação no Iraque é bastante mais difícil do que a administração Bush está disposta admitir.

Albright indicou que para que seja possível realizar eleições em Janeiro próximo, os responsáveis da ONU naquele país, que preparam os sufrágios, têm de se sentir seguros.

A mais recente sondagem de opinião indica que muitos americanos se encontram ao lado do presidente no Iraque, com cinquenta e sete por cento a favor do presidente Bush e trinta e sete por cento a apoiar o senador Kerry.

XS
SM
MD
LG