Links de Acesso

MDC - foi fundado em Setembro de 1999 - 2004-09-13


Quando o Movimento para a Mudança Democrática – MDC - foi fundado em Setembro de 1999 ficou a constituir a primeira força partidária nacional, de base, a surgir desde a independência em 1980.

O partido governamental ZANU PF detinha mais de 90 por cento dos assentos parlamentares, antes das eleições gerais de 2000. Nessa altura o MDC esteve perto de obter a maioria.

O presidente Morgan Tsvangirai sustenta que o movimento que emergiu dos sindicatos e de outros movimentos sociais não estavam preparados para o aumento da repressão. "Havia um certo nível de euforia e por vezes de ingenuidade sobre aquilo que se estava a passar. Não esperávamos o nível de violência, não esperávamos que o estado, e em particular Mugabe estivesse preparado para permanecer apesar da opinião nacional e internacional. Estávamos muito confiantes que a mudança seria inevitável. A realidade tem demonstrado que Mugabe estava preparado para desafiar tudo e todos."

Meses após do lançamento do MDC, derrotava um referendo da ZANU PF e duas semanas mais tarde Mugabe enviou os seus apoiantes ocupar as propriedades agrícolas dos brancos. O continente africano criticou o MDC por aquilo que foi visto como sendo uma aliança com os brancos que possuíam demasiadas terras.

Tsvangirai destaca que o continente africano e muito sensível à opressão dos negros pelos brancos, e criou-se a percepção que os agricultores brancos apoiavam o MDC. As pessoas não faziam a distinção entre uma questão de terras e uma crise de governação.Preferiam acreditar que os agricultores brancos estavam a tentar inverter o programa de reforma agraria ...

Uma outra critica feita ao MDC foi a de ter recebido a sua mensagem do Ocidente e só posteriormente de África.

Tsvangirai sublinha que como partido da oposição, o MDC não foi aceite nos círculos oficiais, optando por recorrer aos que entendiam as suas causas. Acabamos por regressar ao continente africano, no que foi obtido êxito.

O mês passado, o MDC sem dinheiro, suspendeu a participação em todos os sufrágios eleitorais ate que Mugabe proceda à reforma de leis segundo os princípios que apoiou, pessoalmente, numa cimeira regional efectuada nas Mauricias.

Tsvangirai destaca que apesar da violência e da continua detenção dos seus dirigentes, o MDC amadureceu de um movimento de protesto para um partido político.

O MDC ira participar no sufrágio do Marco próximo no caso de Mugabe cumprir com as normas regionais e nos princípios de eleições livres e honestas.

XS
SM
MD
LG