Links de Acesso

Assegurar que os recursos estejam disponíveis. - 2004-08-20


O presidente Thabo Mbeki afirmou que os objectivos do programa das Nações Unidas Desenvolvimento do Milénio, no sentido de reduzir a metade a pobreza até ao ano de 2015, e melhorar a saúde e a educação, não serão obtidos sem a transferencia de verbas dos ricos para os pobres.

Mbeki referiu existirem recursos dentro da sociedade humana para que sejam alcançados os objectivos, mas que a questão reside em saber que género de actuação necessidade de ser adoptada para assegurar que os recursos estejam disponíveis.

O dirigente sul africano fez a declaração no decurso do encontro, em Durban, de ministros dos negócios estrangeiros dos países que integram o Movimento dos Não Alinhados, movimento que integra a maioria das nações africanas, algumas das quais são as mais pobres do mundo.

Mbeki referiu igualmente que não devem esperar que sejam os países ricos a definir a agenda para o mundo em desenvolvimento. Mbeki insistiu pensar em que a resposta devera partir dos países interessados, pois de outra forma será difícil obter a resposta necessária.

Thabo Mbeki lembrou aos delegados que, quando os países em desenvolvimento se uniram na apresentação dos seus pedidos nas recentes conversações sobre troca comerciais – incluindo a redução dos subsídios agrícolas – os países ricos registaram o pedido.

Mbeki sublinhou que as organizações internacionais, como as Nações Unidas e o Fundo Monetário Internacional, devem ser re estruturadas para fazer face às necessidades do mundo em desenvolvimento.

Referiu ainda Mbeki que as nações pobres devem unir-se para consolidar os ganhos e definir a agenda para o seu próprio desenvolvimento.

XS
SM
MD
LG