Links de Acesso

Angola e a erradicação da poliomielite - 2004-07-07


Angola está engajada na luta para erradicação da poliomielite, já que a doença é prevenivel pela vacina.

Apesar de não haver nestes últimos anos registos da doença, a vacinação continua a ser efectuada, quer a de rotina quer em campanhas, como vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de Julho do ano em curso.

Todos os pais devem vacinar os seus filhos pelas razoes que são apontadas pela Supervisora Nacional do Programa Alargado de Vacinação PAV, Teresa Regina.

“A doença da poliomielite deixa sequelas para o resto da vida e a única forma de prevenção é através da vacinação e não se deve esperar pela vacinação nas campanhas, mas deve ser feita na rotina”.

Teresa Regina, acrescentou que todas as crianças devem apanhar a primeira dose de vacinas aos 2 meses, aos 4 meses deve apanhar a segunda dose, e a terceira aos 6 meses. As crianças que tenham cumprido o calendário de vacinação, devem receber as doses de vacinas ministradas durante as campanhas para estarem melhor protegidas contra a doença.

A supervisora do PAV, alertou igualmente os pais dizendo que não há nenhuma contra indicação para a vacina, as crianças com febre, diarreia, vómitos ou qualquer outra doença podem ser vacinadas e se depois da vacina a criança vomitar, pode-se repetir a dose.

As vacinas já estão a ser enviadas para as restantes províncias do pais, que estão já apetrechadas com uma rede de frio que se estende aos municípios e comunas, o que vai permitir a conservação de todas as vacinas.

Outras precauções foram tomadas tendo em conta os graves problemas de falta de energia eléctrica que o pais vive, fazendo chegar a todas as províncias aparelhos que funcionem com energia eléctrica, a petróleo e a gás, como alternativas que serão utilizados de acordo com as possibilidades existente em cada um dos locais. Nesta primeira fase, o Ministério da Saúde está a preparar-se para vacinar 5 milhões de crianças em todo o Pais, já que a pólio é das doenças que cria mais traumas, deixando pessoas inválidas para toda a vida.

Não se esqueça vacinar é prevenir.

XS
SM
MD
LG